Mercado

Yonamine discute com Mapa projetos do ZEE-MS e ZAE-Cana

O coordenador estadual do projeto Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do sul (ZEE-MS), Sérgio Seiko Yonamine, se reuniu ontem (27) em Brasília, com o coordenador de Açúcar e Álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia (Spae), Cid Jorge Caldas, e demais técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para apresentação dos projetos ZEE-MS e discutir sobre o projeto do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAE-Cana).

Yonamine, que ainda encontra-se em Brasília (DF), explicou que a reunião com técnicos do Mapa foi importante, porque o projeto ZEE/MS também vai estar na pauta do encontro do governador, André Puccinelli com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. – O encontro do governador com a Ministra Dilma que visa tratar sobre investimentos no Mato Grosso do sul ainda não tem data definida.

Sérgio Seiko Yonamine que desde o dia 1º de janeiro assumiu a Agência Estadual de Regularização de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), continua na coordenação estadual do projeto ZEE-MS, o qual foi lançado oficialmente em 5 de março de 2007, como ferramenta de planejamento estratégico do Estado.

O projeto está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac). ZEE é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente que atua na organização territorial.

“A primeira etapa do ZEE-MS está concluída e encontra-se com o governador. O projeto deverá ser encaminhado para a Assembléia Legislativa após o recesso dos parlamentares. Teve a participação e contribuição das entidades governamentais e não governamentais, enfim da sociedade em geral. É um projeto com visão social voltado para o desenvolvimento econômico do Estado, aprovado e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, como um bom trabalho. Mesmo assumindo a Agepan vou continuar na coordenação estadual do ZEE-MS”, informou Sérgio Yonamine, lembrando também que a segunda etapa do ZEE está em andamento.

Na opinião de Yonamine o projeto representa um verdadeiro Plano Diretor do Estado. “Nele estão as principais questões territoriais e ambientais apontadas e as características de cada região do Estado. Os principais investimentos em logísticas estão também apontados no projeto. E principalmente o Plano de Desenvolvimento do Estado, que nos preocupa; a silvicultura, a siderurgia, agroenergia, o biocombustível, os arranjos produtivos locais, enfim, todo esse conjunto tem agora uma organização territorial”, comentou Sérgio Yonamine.

ZAE-cana

O ZAE-Cana trata-se de um projeto coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executado sob a liderança da Embrapa, com a participação ativa do Ministério do Meio Ambiente. O governo federal está realizando o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar com o propósito de estabelecer as condições necessárias para a sustentabilidade da produção de etanol no País.

De acordo com Yonamine, Mato Grosso do Sul é um dos Estados a frente da expansão da cultura de cana-de-açúcar. O Projeto do ZAE é parte agrícola integrante do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-MS). “É um projeto do governo federal que visa o mapeamento da cana-de-açúcar no Brasil. Sua maior expansão está nos Estados de Mato grosso do Sul, Goiás, norte do Paraná e Sul de Minas Gerais. Na reunião, vamos saber da Embrapa/CNPS como estão os trabalhos de expansão do ZAE-Cana no País”, informou Yonamine, que também participa da reunião.

No site www.semac.ms.gov.br/zeems constam as informações do documento base da Primeira Aproximação do projeto ZEE/MS

Banner Evento Mobile