Mercado

Workshop da ProCana discute riscos e oportunidades na safra 2006/07

Quais são as perspectivas de preços e produção para a cana, açúcar e álcool na safra 2006/07? Quais são os riscos e as oportunidades de negócios nos mercados interno e externo? Como ficarão os investimentos no setor? Essas e outras questões serão avaliadas e discutidas no V Workshop Marketing Sucroalcooleiro, que acontece no dia 7 de março, em São Paulo, SP, no Blue Tree Towers. Referência, durante o início de safra, no segmento sucroalcooleiro, o Workshop é uma realização da ProCana Informações e Eventos, empresa que edita o JornalCana e veicula o site www.procana.com.br

Para o diretor da Sociedade Corretora de Álcool (SCA), Jacyr Costa Filho – um dos conferencistas do evento – o ano de 2006 oferece boas perspectivas de negócios para o etanol devido ao crescimento das vendas dos carros com motor flex no Brasil e as oportunidades de exportação para os Estados Unidos, países europeus e asiáticos. Há riscos também. No mercado interno – segundo ele – é preciso ficar atento à possibilidade de perda de competitividade em relação à gasolina e ao crescimento do uso do Gás Natural Veicular (GNV). No mercado externo, o preço do petróleo e o câmbio brasileiro – com a valorização do real – são fatores que podem interferir nas negociações.

A ampliação de usinas já existentes e a implantação de novas unidades produtoras serão abordadas no evento. O presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool do Estado de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG), Luiz Custódio Cotta Martins, falará, por exemplo, sobre a expansão da produção e os investimentos das usinas no Estado. Segundo ele, até 2010, Minas Gerais será o segundo maior produtor de cana do País, ficando atrás apenas de São Paulo. De acordo com Luiz Custódio, duas novas unidades deverão entrar em funcionamento este ano no Estado: as usinas Juliana, do Grupo Triunfo, e Itapagipe, da Moema e Vale do Rosário. Outras cinco usinas começarão a operar até 2010. Há, ainda, cinco projetos que estão sendo analisados, que deverão ser implantados.

O V Workshop Marketing Sucroalcooleiro é direcionado a empresários e executivos de unidades produtoras, empresas fornecedoras de equipamentos, produtos e serviços para o setor e consultores e profissionais das áreas de marketing, comercial e logística. Conheça a programação completa do evento no site www.infocana.com.br/workshop . Outras informações podem ser obtidas com Rosemeire Ferreira Messias pelos telefones (16) 9153-8690 ou (16) 3512-4300 e pelo e-mail [email protected] .