Mercado

WarmUp SINATUB25 Webinar aquece os motores para o Congresso Internacional SINATUB25

Webinar WarmUp – Usinas de Alta Performance Industrial, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do JornalCana.

Na última quarta-feira, dia 7, o setor bioenergético recebeu um verdadeiro spoiler do que vem por aí no Congresso Internacional SINATUB25, com a realização do Webinar WarmUp – Usinas de Alta Performance Industrial, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do JornalCana.
O webinar contou com a participação de Andresa Zago Martins de Menezes, fundadora da Alpinus Consultoria; Eduardo Calichman, da DATAGRO Alta Performance; Enéas Cordeiro, da Tereos; e Josias Messias, CEO da ProCana Brasil, organizadora do evento presencial. A mediação foi feita pelo jornalista Alessandro Reis, do JornalCana.

Durante o debate, os especialistas anteciparam temas que serão amplamente explorados nos dois dias do congresso, que ocorre em Ribeirão Preto (SP), nos dias 21 e 22 de maio, no Royal Tulip JP Ribeirão Preto.

A principal questão colocada em pauta foi: quais são os grandes desafios para que as usinas alcancem alta performance industrial nesta safra?


Efeito tampão, eficiência industrial e uso estratégico de dados

Durante sua participação, Andresa Zago chamou a atenção para o efeito tampão como um dos principais sabotadores ocultos da performance nas usinas. Segundo ela, esse fenômeno atrasa as respostas nos processos industriais ao dificultar a leitura precisa de pH, interferindo diretamente nas decisões operacionais. E o problema não se restringe à fermentação: impacta toda a cadeia, exigindo análise crítica e aplicação prática.

“O uso indiscriminado de ácido sulfúrico, por exemplo, pode comprometer a viabilidade da levedura e gerar impactos econômicos relevantes”, alertou Andresa.
Para ela, decisões mais intencionais, baseadas em dados confiáveis, são o caminho para mitigar o problema. No SINATUB25, ela promete aprofundar o tema e mostrar como cada detalhe pode fazer a diferença no desempenho da fermentação.

Eduardo Calichman reforçou que a alta performance na produção de açúcar é fruto de um conjunto estruturado de boas práticas: ativos bem dimensionados, uso eficaz de sistemas de gestão e um time capacitado. Ele ressaltou a importância de extrair o máximo dos equipamentos já existentes com o uso de técnicas clássicas de cristalização e cuidados rigorosos nas etapas de semente, cozimento e centrifugação.
Ele concluiu destacando que a eficiência depende de técnica, tecnologia e gestão disciplinada — pilares que serão aprofundados em sua apresentação no congresso.

Para Enéas Cordeiro, tecnologia sem pessoas treinadas não entrega resultado. Ele comparou o cenário atual ao fim da era das “frutas fáceis”: agora, a busca por eficiência exige automação, controle de processos e, principalmente, capacitação. Ele enfatizou a importância da integração entre áreas — operação, automação, laboratório e manutenção — e do uso inteligente dos dados, reforçando que “sem dados, você é apenas uma pessoa com opinião”.


50 painelistas e possibilidade de aplicação imediata

De acordo com Josias Messias, CEO da ProCana, empresa organizadora do evento, o congresso já conta com 50 palestrantes e, como será promovido no início da safra do Centro-Sul, todo aprendizado poderá ser aplicado ao longo da safra. “Foi estrategicamente programado para ocorrer logo após a estabilização da safra, momento ideal para aplicar os conhecimentos adquiridos de forma imediata. Afinal, conhecimento bom é aquele que pode ser colocado em prática agora”, enfatiza Messias.

O SINATUB25 terá uma programação intensa, com plenárias pela manhã — incluindo apresentações internacionais — e salas temáticas à tarde, abordando temas como açúcar, etanol, cogeração, automação, perdas industriais e combustíveis avançados.
Essa estrutura permitirá que os participantes escolham os assuntos mais relevantes para suas operações e tenham interações técnicas aprofundadas com os especialistas.

“Com um novo local (Royal Tulip JP Ribeirão Preto), ambiente preparado para networking e foco em benchmarking, tecnologia e troca de experiências, o Congresso SINATUB25 se consolida como um dos eventos mais importantes para quem deseja elevar a performance industrial das usinas”, assegurou Messias.

Confira aqui a íntegra do webinar no canal do YouTube do JornalCana

E aproveite para se inscrever no Congresso Internacional SINATUB25.

Serviço
Congresso Internacional SINATUB25 – Usinas de Alta Performance Industrial
Data: 21 e 22 de maio
Local: Royal Tulip JP Ribeirão Preto – Ribeirão Preto, SP.
As inscrições e mais informações estão disponíveis em www.sinatub.com.br.