Empresas apresentarão para o setor sucroalcooleiro as vantagens da galvanização como eficiente proteção contra corrosão nas máquinas, equipamentos e estruturas agrícolas
A próxima edição da Fenasucro, que ocorre entre os dias 19 a 22 de setembro, em Sertãozinho, no interior paulista, contará com a presença da Votorantim Metais e da B.Bosch. Na ocasião, as equipes técnica e comercial das duas empresas mostrarão aos mais de 50 mil visitantes do evento como o uso da técnica de galvanização pode ampliar a vida útil de equipamentos e estruturas metálicas do setor sucroalcooleiro, gerando redução de custos no médio e longo prazos.
“O uso da galvanização pode ampliar a vida útil de tais estruturas metálicas e equipamentos” afirma Cilon Lage, gerente Geral Comercial do Negócio Zinco da Votorantim Metais.
A técnica de galvanização por imersão a quente ou simplesmente galvanização a fogo é uma das mais tradicionais do setor de metalurgia, oferecendo melhores resultados no combate à corrosão, pois consiste na imersão da estrutura metálica em banho de zinco fundido, permitindo a interação do metal dessa estrutura com o zinco.
Com forte presença no mercado mundial, a Votorantim Metais é a maior produtora de zinco da América Latina e uma das seis maiores do mundo. Este negócio é responsável por cerca de 44% da receita da Votorantim Metais e emprega cerca de 4,9 mil pessoas em suas unidades localizadas em Paracatu (MG), Vazante (MG), Três Marias (MG), Juiz de Fora (MG) e Cajamarquilla, no Peru.
Além do zinco, a Votorantim Metais levará aos produtores agrícolas informações sobre a aplicação do ácido sulfúrico, que é um subproduto da fabricação de zinco, usado como corretivo para neutralização de solos e as vantagens do uso do calcário Zincal no balanço de nutrientes para solos.
A Votorantim Metais, que atua nos mercados de zinco, níquel e aços longos, tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e em Lima, no Peru. A companhia emprega cerca de 7 mil pessoas e, em 2005, teve uma receita líquida de R$ 3,522 bilhões.