Mercado

Volvo vai usar etanol em carro de corrida

A fabricante sueca de automóveis Volvo pretende voltar a disputar o Campeonato Britânico de Carros de Turismo (British Touring Car Championship), após dez anos longe da categoria, mas desta vez usando o combustível E85 (85% de etanol e 15% de gasolina). O objetivo é reforçar a imagem da Volvo como uma marca esportiva e ambientalmente responsável na Grã-Bretanha.

A Volvo, marca internacionalmente associada à segurança veicular, também brilha no quesito da sustentabilidade ambiental ao adotar o etanol como combustível em competições automobilísticas, reduzindo dessa forma a contribuição para emissões de carbono, avalia o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Alfred Szwarc.

O uso de um combustível limpo e renovável em competições automobilísticas não é uma novidade para a empresa sueca. Em julho de 2008, a Volvo participou do Campeonato Mundial de Carros de Turismo usando o modelo verde movido a E85. Segundo o diretor da área de esportes motorizados da empresa, Derek Crabb, outros bons resultados obtidos pelo C30s no ano passado, principalmente durante o Campeonato Sueco de Carros Turismo, fizeram a empresa entrar para o campeonato britânico de mesmo nível, assim como já vinha fazendo na Suécia.

A Volvo ainda não confirmou quando irá estrear oficialmente no campeonato britânico.