Mercado

Voluntariado é tema de palestra na Usinas Itamarati, em MT

Pelo menos 250 colaboradores da Gerência de Manutenção Automotiva (GMA) da Usinas Itamarati (Uisa), em Nova Olímpia, MT, participaram de uma palestra sobre voluntariado, ministrada pela coordenadora geral do Grupo Florescer, Verônica Boechat Coutinho, no início deste mês.

O trabalho de voluntariado desenvolvido pelo Grupo Florescer foi criado em 2006 com o propósito de contribuir para o desenvolvimento comunitário, facilitando as transformações sociais alinhadas aos valores éticos, sociais e morais.

Já são 18 projetos, alguns implantados e outros em desenvolvimento. Um exemplo são as oficinas de trabalho, voltadas para alimentos, tricô, crochê, artesanato e pintura em tecido, que são oferecidas às mulheres das comunidades. Este trabalho possibilita a geração de renda e melhoria na qualidade de vida das famílias.

Os voluntários da Uisa também elaboraram um amplo projeto de reestruturação do hospital municipal de Denise. Além da estrutura física, foi desenvolvido um novo modelo de gestão hospitalar. O projeto viabilizou à comunidade local uma infraestrutura adequada ao atendimento da saúde. Outro importante trabalho é a dos Alcoólicos Anônimos, que dá suporte para que as pessoas abandonem o vício do álcool e tenham a dignidade resgatada.

De acordo com Verônica, os próximos eventos do grupo contemplam a Páscoa Florescer, o bazar, a distribuição de cestas básicas, a festa Julina, o boi no rolete, o Dia das Crianças e o Florescer Total. O grupo utiliza as mais variadas competências dos empregados para criar e planejar ações voltadas ao bem-estar das comunidades, priorizando a política de investimento social da Itamarati.

Na palestra, a coordenadora disse que ser voluntário é doar tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, com responsabilidade pelos compromissos assumidos, respeito ao ser humano, sem diferença de cor, credo, raça e política. “Caridade é um ato de amor ao próximo e a maior caridade começa dentro do lar”, observou Verônica.

A coordenadora fez questão de ressaltar a importância fundamental da família. “Ficarei realizada se pelo menos vocês entenderem que a família é a base de tudo para um mundo melhor e que vocês são responsáveis por ela e pelos seus filhos”, disse Verônica aos profissionais da GMA.

Banner Evento Mobile