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Volkswagen será a pioneira a utilizar biodiesel no 12 ° rally internacional dos sertões

A Volkswagen Caminhões e Ônibus será a primeira montadora a utilizar biodiesel no 12 ° Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá de 1º a 10 de julho. O Rally dos Sertões é considerado o terceiro maior do mundo e será disputado entre os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. A largada será em Goiânia e o final em Fortaleza, com um percurso total de 4.034 quilômetros. A Volkswagen é patrocinadora do evento e da equipe Yahn Racing na categoria Caminhões, e nesta edição também terá uma grande novidade: um terceiro caminhão na categoria Competition.

Carros, motos, caminhões e quadriciclos disputarão a prova, considerada a mais importante da América Latina e que teve no ano passado o recorde de 224 veículos, um recorde. A equipe Yahn Racing contará com três caminhões de corrida – dois VW 8.150 e um VW 15.180 -, um caminhão oficina, um reboque e um motor home.

Esta edição do Rally também marca o maior investimento da montadora desde o início de sua participação como patrocinadora, em 2001. A estratégia faz parte das intenções da Volkswagen de, a cada ano, aumentar seu investimento em Marketing esportivo.

Pilotos experientes

A equipe Yahn Racing conquistou alguns marcas importantes em competições de 2003 e já neste ano. A equipe obteve 2º e 3º lugares no Rally dos Amigos em 2003; 2º, 4º e 6º lugares no Rally Rota Sul e 4º Lugar no Rally das Montanhas, ambos em 2004. Os pilotos da equipe são:

Alfredo Yahn – Nascido em Campinas (SP), começou a correr em karts aos 17 anos de idade. Com a experiência acumulada em 10 anos em ralis dirigindo jipes, em 2001 decidiu mudar para a categoria Caminhões equipando um modelo VW 8.150. Com ele, conquistou seu título mais importante: foi campeão do Rally Internacional dos Sertões naquele ano.

João Guilherme Herrmann – De Piracicaba (SP), é engenheiro de Conceituação do Produto da VW. Disputa provas como navegador de Alfredo Yahn desde setembro de 2001. Em 2003 venceu o Rally do Petróleo e chegou em segundo lugar no Rally Rota Sul.

Luciano Cunha – Campeão brasileiro de Rally Cross Country – Caminhões, em 2003, também é de Campinas (SP), foi vice-campeão em categorias de Automóveis do Rally Internacional dos Sertões nos anos de 1996, 1997 e 1999, e da categoria Caminhões em 2002.

Carlos Brites – Natural de São Bernardo do Campo (SP), corre há 15 anos, principalmente em raids e ralis de regularidade para automóveis. Acumula bons resultados em mais de 30 provas e competições.

Paulo Perin – Paulista de Corumbataí, é o Coordenador de Durabilidade e Testes Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Engenheiro mecânico, é piloto nas horas de lazer e este é o primeiro ano como piloto da Yahn Racing. No ano passado, correu na categoria Expedition.

Leandro Siqueira – É Engenheiro Mecânico e Supervisor de Testes da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Estréia neste ano como navegador de Paulo Perin.

Mais potência e torque

Os dois caminhões VW 8.150 de Alfredo Yahn e Luciano Cunha apresentam mudanças significativas em relação à edição anterior, realizadas para buscar a vitória no rally deste ano. As modificações vão desde o aumento da potência do motor até a utilização de amortecedores a gás.

Os veículos de Alfredo Yahn e João Herrmann estão equipados com motor MWM 6.10TCA com seis cilindros e 400 cv, turbinado e aftercooler. Antes, o motor era um MWM Y-07 seis cilindros e 330 cv de potência. Luciano Cunha e Carlos Brites também contarão com o mesmo motor e potência, bem diferentes do ano passado, quando competiram com um MWM 4.10TCA de 230cv. Em cada caminhão, o motor é recuado em relação à cabine para aumentar a estabilidade do conjunto.

O modelo VW 8 toneladas que foi Campeão Brasileiro em 2002 e venceu o Rally dos Sertões de 2001 apresenta inovações mecânicas desenvolvidas com a colaboração da Engenharia Volkswagen.

O baú mais leve, feito em alumínio, e a cabine, confeccionada com uma chapa de aço fina, ajudam no desempenho da suspensão e do motor. A Yahn Racing também utiliza, desde 2002, pneu especial da Continental, 8335/80/20, para todo terreno, que correu os últimos dois Ralis dos Sertões inteiros sem nenhum furo.

A caixa de transferência é de uma empresa especializada em veículos militarizados. Os eixos são fornecidos pela Arvin Meritor, parceira da VW na fábrica de Resende (RJ).

Originalmente projetado para trabalhar na coleta, transporte e distribuição de cargas no perímetro urbano ou na periferia dos grandes centros, o VW 8.150, usado pela Yahn Racing, desenvolve agilidade em trajetos mistos com cargas que demandam boa velocidade operacional.

Biodiesel: exclusividade

Para utilizar o biodiesel não foi necessário alterar componentes do motor, pois eles são suficientemente robustos para a operação. Além disso, o novo combustível gera menos resíduos que o óleo diesel convencional. Isso porque o biodiesel possui em sua mistura 7.7% de álcool anidro.

O biodiesel também é menos poluente do que os outros combustíveis, o que ajuda, também, a preservar o meio ambiente. Outro benefício é o fim da fumaça preta comum após grandes acelerações.

O combustível desgasta menos as peças do motor e reduz o custo da manutenção. O veículo não perde potência, pois na composição do biodiesel adiciona-se 0.6% de aditivo.

A VW tem a parceria da O2 Diesel neste projeto inovador. A fórmula desenvolvida passou por criteriosos processos de qualidade, semelhantes aos padrões VW já testados na Alemanha.

Freios ABS e amortecedores a gás

Este ano Alfredo Yahn testará o sistema de freio ABS, o mais perfeito do mundo. A grande vantagem do ABS, já usado em automóveis, é o poder de frenagem dentro das curvas sem perder a trajetória. Caso o teste atinja a eficiência esperada, o sistema será agregado a toda a equipe no próximo ano. O veículo de Luciano usará freio a ar.

Para esta temporada, algumas peças da suspensão dos dois modelos 8 toneladas foram retrabalhadas. Agora os amortecedores são à gás, o que traz a vantagem de gerar menos calor e diminuir a formação de bolhas internas. Foi feita uma nova calibragem para adequar o aumento de peso do motor.

A suspensão traseira ganhou uma barra tensora que ajuda na estabilidade do eixo e também é necessária para comportar o peso maior e aumentar a segurança de Alfredo e Luciano. O câmbio dos VW 8.150 é da marca Eaton de cinco marchas com a final de 1 para 1, mais robusta. O diferencial da Arvin Meritor tem agora uma relação de 3.08 para 1. No ano passado era um mais curto, de 5 para 1. Com a mudança, o conjunto fica mais longo e tornou possível aumentar a velocidade final dos caminhões. A velocidade máxima aumentou de 120 Km/h para 160 km/h.

Um 15 toneladas bom de briga

Como no ano passado, Paulo Perin vai correr com um caminhão-protótipo. A diferença é que agora será na categoria Caminhões e não na Expedition. Neste ano, Perin está integrado à equipe de Alfredo Yahn e vai correr com o mesmo veículo do ano passado, construído a partir de um modelo VW 15.180, com motor MWM 6.10TCA com seis cilindros e 240 cv (dez a mais do que anteriormente). O protótipo tem eixo dianteiro e caixa de transferência Marmon-Herrington.