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Volkswagen já testa 5% de biodiesel em caminhões

Veículos da marca já saem de fábrica certificados para rodarem com 2% de diesel vegetal. Os tanques de combustível de caminhões e ônibus Volkswagen que estão saindo da montadora já poderão receber oficialmente uma mistura de até 2% de biodiesel ao óleo diesel convencional. Essa informação aos consumidores e usuários consta, a partir deste mês, em um selo afixado no pára-brisa desses veículos com a seguinte mensagem: “Apto para mistura B2 – Ajudando a construir um mundo sustentável”. A medida visa apoiar o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – a montadora, que pesquisa o novo combustível desde 2003, foi a primeira a aderir ao programa.

A adição de 2% do biodiesel (B2) ao combustível comum passará a ser obrigatória a partir de 2008, devendo o percentual permitido aumentar para 5% (B5) em 2013. Objetivando essa meta por antecipação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já está realizando testes com B5, dentro dos padrões de qualidade exigidos no País. São dez caminhões com motores mecânicos pertencentes à frota da Cia. de Bebidas Ipiranga, distribuidora da Coca-Cola em Ribeirão Preto (SP), e dois ônibus com motores elétricos da Real Auto Ônibus, empresa de transporte urbano da cidade do Rio de Janeiro. “Esses testes identificam possíveis falhas ou problemas nos veículos em função do uso da mistura”, diz Renato Mastrobuono, diretor de pesquisa e desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus.

Em razão desses testes, a montadora já pôde concluir que a mistura do biodiesel com o óleo diesel não provoca nenhum tipo de problema nos motores de caminhões e ônibus, tendo repassado essa informação para suas 130 concessionárias espalhadas pelo País. A Volkswagen reiterou o fato de que os veículos continuam cobertos pela garantia de fábrica durante o período originalmente estabelecido.

As vantagens

Uma vantagem da utilização crescente do biodiesel é que se trata de fonte de energia renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e, em conseqüência, do aquecimento global. Outra vantagem são as enormes extensões de terras disponíveis no País para o plantio de oleaginosas usadas como matéria-prima para o biocombustível. “O Brasil possui terra, clima, solo, enfim, todas as características para a produção de biodiesel. O cultivo das matérias-primas trará novas oportunidades para a agricultura familiar”, comenta Mastrobuono.

Segundo Luso Ventura, diretor de comissões técnicas da SAE Brasil, embora a medida seja um primeiro passo importante, ainda não é possível traduzir em números os benefícios em termos de diminuição da poluição atmosférica. Para ele, os benefícios só serão sentidos à medida que a porcentagem de biodiesel acrescentada ao diesel puro vá aumentando.

Ambiente

A Volkswagen tem outras ações em relação ao meio ambiente. Em 2004, por exemplo, a montadora e o Grupo Martins firmaram parceria pioneira no mercado: fizeram circular pelo País os primeiros caminhões com selo verde, concedido pela Fundação SOS Mata Atlântica. A empresa, com base em cálculos da ONG, comprometeu-se a plantar 12 árvores para cada caminhão com motor eletrônico vendido no Brasil. Atualmente, todos os veículos saem da fábrica com o selo verde. E, por conta disso, cerca de 60 mil mudas já foram plantadas em Resende (RJ), município onde a Volkswagen monta caminhões e ônibus.