Clima

Viu essa? Carros e caminhões movidos a combustíveis renováveis rodam 77,5 mil kms na Europa

Viagem com combustíveis renováveis comprovou redução de emissões de gases de efeito estufa

Uma viagem rodoviária pan-europeia com carros e caminhões movidos a combustíveis renováveis percorreu 77.500 quilômetros em 16 países, relata a ePure, entidade representativa de etanol europeu.

Qual o ganho dos combustíveis renováveis?

Redução de gases – Foi uma demonstração real de que esses combustíveis proporcionam reduções significativas de gases de efeito estufa (GEE) e devem fazer parte do esforço da UE para descarbonizar o transporte.

Como foi o projeto – O projeto de três meses cruzou a linha de chegada em Bruxelas hoje, com dois dias de eventos no Parlamento Europeu e no museu Autoworld, onde os formuladores de políticas e as partes interessadas da cadeia de valor automotivo da UE e dos setores de combustíveis renováveis estão se reunindo para discutir o melhor caminho a seguir para descarbonizar o transporte rodoviário.

Como foi a apuração – As economias de GEE do Tour d’Europe foram certificadas por meio de uma ferramenta de software, um “gêmeo digital de combustível” (DFT), que verificou o uso de combustíveis renováveis e as reduções resultantes nas emissões de CO2.

Análise – Os dados coletados foram então analisados pela Universidade Técnica de Darmstadt e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e resumidos em um relatório, que conclui que os combustíveis renováveis têm um “potencial de economia de CO2 simples e genuinamente viável a partir de hoje, com redução real e verificável de CO2 de até 77% em uma base de poço até a roda”.

Renováveis disponíveis – Além disso, o relatório deixa claro que a abordagem da UE deve ser tecnologicamente aberta e aproveitar melhor os combustíveis renováveis, que já estão disponíveis em toda a Europa e são totalmente compatíveis com a tecnologia atual dos veículos e com a infraestrutura de abastecimento.

Quais combustíveis renováveis foram empregados: Os veículos – 11 carros e 5 caminhões – percorreram 77.500 km em cinco rotas diferentes pela Europa. Eles reabasteceram 289 vezes com uma variedade de combustíveis renováveis: HVO e B100 para alimentar motores a diesel, E85 e gasolina renovável para alimentar motores a gasolina e híbridos, BioLNG para caminhões que operam com combustíveis gasosos e diferentes misturas quando nenhuma especificação de combustível 100% renovável estava disponível.

Saiba aqui mais sobre o Tour d’Europe

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana