Mercado

Vendas de hidratado crescem 24,4% no acumulado da safra

As vendas de etanol hidratado – usados em veículos flex ou movidos apenas a etanol – para o mercado doméstico alcançaram 9,8 bilhões de litros no acumulado da atual safra (abril/agosto). O crescimento foi de 24,4% em relação ao mesmo período de 2008. Já a comercialização do etanol anidro – misturado em 25% à gasolina – caiu 0,73% no mesmo comparativo.

Em agosto, o volume do biocombustível destinado ao mercado interno entregue pelas unidades produtoras da região Centro-Sul superou, pelo segundo mês consecutivo, o volume de 2 bilhões de litros, sendo 24,5% de etanol anidro e 75,5% de hidratado.

O desempenho nas vendas do etanol hidratado é atribuído ao aumento das vendas de carros flexfuel, que, em agosto, alcançaram 94% do total de veículos comercializados no Brasil. Outro fator, segundo a Unica, é a competitividade do biocombustível hidratado frente aos preços da gasolina.

No Brasil, mais de 82% dos postos de combustíveis vendem etanol hidratado abaixo de 65% do valor da gasolina. Até 70% do preço, vale a pena abastecer com o biocombustível da cana, por conta da diferença de consumo entre motores movidos à gasolina e a etanol.