O volume de etanol destinado ao mercado interno entregue pelas unidades produtoras da região Centro-Sul, em agosto, superou, pelo segundo mês consecutivo, o volume de 2 bilhões de litros, sendo 24,5% de etanol anidro e 75,5% de hidratado. No acumulado da safra (abril/agosto), as entregas para o mercado interno superam 9,8 bilhões de litros, que comparados com o mesmo período da safra anterior, representam um crescimento de 24,4% nas vendas de etanol hidratado, e uma redução de 0,73% nas entregas de etanol anidro. Os dados são da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica).
O volume acumulado destinado ao mercado externo, no mesmo período, é de 1,79 bilhão de litros, 25,66% inferior ao volume de 2,41 bilhões atingido no mesmo período da safra anterior. A redução nas exportações, de 67,4%, é do etanol anidro, enquanto no caso do hidratado houve um incremento de 24,75% no volume exportado.
De acordo com a Unica, o volume de vendas no mercado doméstico é consequência de dois fatores: As vendas de veículos flex-fuel, que em agosto ultrapassaram 94% das vendas totais de veículos, elevando a frota circulante de veículos flex no País ao patamar de 35% do total, e da competitividade do etanol hidratado frente aos preços da gasolina. Em mais de 82% do mercado brasileiro, os preços praticados na bomba ficaram abaixo de 65% do preço da gasolina. A vantagem se estende a 95% do território nacional quando se considera apenas as regiões onde o preço do litro do etanol ficou abaixo de 70% do da gasolina.