Na primeira quinzena da safra 2021/2022, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 960,75 milhões de litros de etanol, registrando avanço de 19,53% em relação ao mesmo período da safra 2020/2021.
O aumento ocorreu pelo crescimento da venda para o mercado doméstico, que totalizou 943,48 milhões de litros – alta de 23,11%. As exportações, por outro lado, retraíram em 53,75%, alcançando apenas 17,53 milhões de litros.
No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 650,50 milhões de litros, ante 567,28 milhões do ciclo anterior, avanço de 14,67%. No caso do etanol anidro, a alta registrada foi de 47,15%, com 293,00 milhões de litros vendidos.
A comercialização de etanol destinado a outras finalidades retraiu 32,94% na primeira quinzena de abril, totalizando 36,54 milhões de litros e interrompendo momentaneamente a trajetória de crescimento observada desde o início da pandemia.
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“O aumento das vendas no mercado doméstico decorre da competitividade do biocombustível e do maior consumo na comparação com 2020. Todavia, ao fazermos um paralelo das vendas atuais com as ocorridas na safra 2019/2020, quando não havia o efeito da COVID-19, observamos retração de 3,28% para o etanol anidro e de 25,46% para o etanol hidratado no mercado interno”, explicou comenta Antonio Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA
Outros detalhes sobre a temporada de cana atual serão dados por Rodrigues no webinar “Safra Cana 21/22 – Projeções de Produção e Preços”, que será realizado no dia 5 de maio, a partir das 19h. Com moderação do jornalista Josias Messias, o evento on-line contará também com a participação de:
Júlio Maria M. Borges, sócio-diretor na JOB Economia e Planejamento;
Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor presidente da Canaplan e
Maurício Ferreira Lopes, gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
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