Mercado

Vendas de combustível sobem 4,0% em dezembro, segundo dados do

O SINDICOM, que mede a demanda total por combustíveis das principais empresas instaladas no Brasil, revelou que em dezembro a demanda total por gasolina, álcool e diesel aumentou 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a novembro, o aumento foi de 4,0%, em linha com o padrão observado nos últimos três anos.

O aumento nas vendas de gasolina (+17,7%) em relação a novembro e a redução nas vendas de diesel (-5,3%) são decorrentes de efeitos sazonais e também estão em linha com os últimos três anos.

Os analistas do Pactual destacam que dentro do universo de empresas do SINDICOM, a Petróleo Ipiranga (PTIP4) detém 22,3% de participação de mercado, baseado nos resultados da companhia revelados no terceiro trimestre.

Vendas de álcool subiram mais de 60% em 2005

Quanto às vendas de álcool, estas subiram 33,07% em relação ao mês imediatamente anterior e cresceram ainda 62,68% em relação ao mesmo período de 2004.

Este forte aumento nas vendas do álcool, segundo os analistas do Pactual, mostra que este mercado está se tornando mais formal em função dos esforços do governo para a reduzir práticas ilegais, de maneira a reduzir as vendas no mercado ilegal e aumentar a arrecadação com impostos.

O desempenho das vendas de álcool em relação ao dezembro de 2004 foi o melhor medido pelos SINDICOM, já que as vendas de gasolina caíram 0,74% no período e as do diesel recuaram 2,90%.