As vendas acumuladas de etanol de abril/2009 até março/2010 aumentaram 1,36% ao observado no ano anterior, com um total de 25,10 bilhões de litros no Centro Sul, segundo dados da Unica. Desse total, 2,76 bilhões foram destinados ao mercado externo e 22,34 ao mercado doméstico, sendo 6,02 bilhões de etanol anidro e 16,32 de etanol hidratado.
Enquanto as exportações tiveram uma redução de 34,41%, as vendas no mercado interno cresceram 11,43%, sendo 1,88% para o etanol anidro e 11,43% para o etanol hidratado, dos quais mais de 95% deste último foram utilizados nos veículos flex.
No mês de março, as vendas de etanol ao mercado doméstico totalizaram 1,52 bilhão de litros, 13,35% menor que o volume vendido no mesmo mês do ano anterior (março/2009). A Unica informa que é preciso observar que as vendas diárias de etanol pelas usinas do Centro Sul já apresentaram uma reação na segunda quinzena de março.
Em dezembro eram 47 milhões de litros; caíram para 35 milhões de litros em janeiro; totalizaram 28 milhões em fevereiro, atingindo 38 milhões de litros na segunda quinzena de março.
Essa recuperação reflete o aumento da competitividade do etanol na bomba, já que em fevereiro o produto apresentava preços vantajosos em relação à gasolina em apenas um Estado. Já na última semana, o produto se apresentou competitivo em oito Estados do País.
Abastecimento – Apesar das condições climáticas desfavoráveis durante o período de entressafra, a moagem de cana no primeiro trimestre do ano totalizou 23,10 milhões de toneladas, o que representa um volume jamais visto para o período de acordo com a Unica.
A Unica reitera que em relação ao abastecimento de etanol em algumas regiões do Estado nas últimas semanas, as eventuais dificuldades para a chegada do produto aos postos nada tem a ver com a disponibilidade do produto nas usinas, e sim com questões logísticas, sob controle das distribuidoras que apresentam dificuldade para antecipar as oscilações na demanda do etanol.