Mercado

Venda de máquinas agrícolas pode crescer 15% em 2008

A previsão de vendas de máquinas agrícolas em 2008 aponta para 42,5 mil unidades. De acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o volume pode representar um aumento de 14,9% frente às 37 mil máquinas que devem ser comercializadas este ano.

Cerca de 69 mil unidades deverão ser produzidas no ano que vem, aumento de 9,5% em relação às 63 mil unidades fabricadas de 2007. Para a Anfavea, apesar o crescimento estimado para 2008, a indústria não deve investir, pois a capacidade instalada atual superta a produção de 98 mil máquinas.

No ano que vem, o segmento de agroenergia deve representar vendas 10% a 15% superiores a 2007, comandado pela demanda de cana-de-açúcar e oleaginosas, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do País. A Anfavea calcula que, em um ou dois anos, o produtor do Centro-Oeste volte a investir em renovação de frota.

Segundo Gilberto Zago, vice-presidente da Anfavea, ainda há espaço para mecanização nas lavouras brasileiras. “O leque de mecanização está mais acessível aos produtores, graças aos programas estaduais e federais que tornam viáveis financiamentos para os pequenos produtores”.

Banner Evento Mobile