A venda de carros movidos a álcool segue em alta. Em setembro último, foram comercializados no País 5.839 modelos, contra 4.643 em agosto passado. O desempenho do último mês supera em quase quatro vezes a vendagem de setembro de 2001, quando as concessionárias venderam 1.394 modelos.
Em Ribeirão Preto, as revendas confirmam a alta registrada no resto do País. Conforme lojistas da cidade, as vendas dos modelos movidos ao derivado da cana-de-açúcar devem permanecer positivas nos próximos meses, período em que as fábricas de açúcar e de álcool de Ribeirão Preto e região renovam suas frotas de veículos leves. Geralmente essas empresas optam por modelos a álcool.
A aquisição desses veículos anima as concessionárias locais porque elas também podem ser procuradas pelas mais de 40 fábricas de açúcar e de álcool existentes em Ribeirão Preto e região.
A alta na venda de carros a álcool é constatada pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em recém-divulgado levantamento sobre o desempenho do mercado automobilístico. Nos nove primeiros meses do ano, a comercialização de modelos movidos ao derivado da cana-de-açúcar soma 33.453 unidades e representa 3,5% do total de vendas do setor. No ano passado, as versões a álcool representaram 1,4% do total de carros vendidos no País.