Eventos

Vencedores do 2o Prêmio Produtividade com Modernidade serão conhecidos no dia 11 de setembro

Evento reunirá, no Centro de Cana IAC, os destaques em produção de cana-de-açúcar de 12 regiões e o grande vencedor Nacional

Vencedores do 2o Prêmio Produtividade com Modernidade serão conhecidos no dia 11 de setembro

Tendo como premissa o Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IIPM), o 2º PRÊMIO PRODUTIVIDADE COM MODERNIDADE recebeu 219 inscrições. Os concorrentes, com produção superior a 500 mil toneladas, se inscreveram em busca de uma distinção totalmente meritocrática.

O Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IIPM) é obtido através da seguinte equação:

IIPM = TAH5 – 0,20 x ILV.

O TAH5 (toneladas de ATR por hectare) é dado pela média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora. Isto faz com que se isole o efeito do estágio médio de corte.

Já o ILV (índice de liberação varietal) revela a idade média das variedades utilizadas. Ele também é obtido por uma equação: ILV = % da área cultivada da variedade x ano atual (ano de liberação da variedade), onde varia da primeira até a última variedade cultivada na unidade produtora.

Atendendo uma demanda do setor, o Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC), pertencente à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criou o PRÊMIO PRODUTIVIDADE COM MODERNIDADE para valorizar os produtores que acreditaram nas novas variedades, de todos os programas de melhoramento nacional.

Segundo Marcos Landell, diretor do IAC, o setor como um todo deve valorizar a ciência e aqueles que têm conseguido grandes resultados, é um reconhecimento e também estímulo para que outros produtores migrem para as novas variedades.  

O vencedor Nacional da primeira edição foi a Destilaria Denusa, de Goiás, uma honra, segundo seu gerente agrícola, Pedro Barbosa, que considera o Prêmio importante para todo o setor pela transparência e abrangência dos dados.

Rubens Braga Junior, Consultor IAC, ressalta que o Prêmio é o maior levantamento do Brasil para apurar a produtividade de cana com o uso de variedades mais modernas, o que significa não só maior produtividade, mas também a diminuição do custo de produção.

Os vencedores serão anunciados no dia 11 de setembro de 2024, em evento no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana IAC, localizado no município de Ribeirão Preto, a partir das 8h00, em uma grande festa do setor, com muitas surpresas para os participantes.

Serviço:

Entrega do Prêmio Modernidade com Produtividade

Local: Centro de Cana IAC – Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321 – s/n – Rodovia, Ribeirão Preto – SP

Dia: 11/08/2024