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Veículo movido a 100% de biodiesel de cana pode virar realidade em 2013

O projeto do veículo Hybrid4, da PSA (Peugeot/Citroën) deve ser finalizado em 2013, com tecnologia de motor elétrico e a combustão (100% de biodiesel de cana). Os testes são desenvolvidos em parceria com técnicos da USP de Ribeirão Preto (SP) e já consumiram R$ 2,5 milhões em investimentos nas três fases.

Segundo os testes, a montadora francesa registrou até 25% menos emissões de CO2 do que um veículo 1.0 movido a etanol. Por enquanto a tecnologia só servirá aos consumidores de países europeus pois o governo brasileiro ainda não autorizou a comercialização de veículos de passeio com o diesel.

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Na Rio+20 – Para aproveitar a conferência internacional sobre o desenvolvimento sustentável, a PSA Peugeot Citroën apresentou uma parceria inédita: a união entre a sua pioneira tecnologia híbrida a diesel europeia Hybrid4 e o biodiesel B30 feito de etanol de cana. Para desfilar utilizando combustível derivado de petróleo acrescido de 30% de óleos vegetais – no caso, óleo de palma –, os modelos com sistema Hybrid4 escolhidos pela PSA foram o já conhecido Peugeot 3008 e o ainda inédito por aqui Citroën DS5.

O crossover da linha de luxo francesa é cotado para estar no estande da marca francesa no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Quando abastecidos com o B30, a marca garante que os veículos emitem apenas 75 g de CO2/km, índices similares aos obtidos por modelos 1.0 litro flex abastecidos apenas com etanol.