Mercado

Vale do Ivaí oferece treinamentos para safristas

A Usina Vale do Ivaí (PR) tem desenvolvido um importante trabalho em parceria com o governo federal.

De acordo com Marcos Rogério Vindoca, gerente administrativo, a cada ano um grupo de safristas são contratados por tempo indeterminado e participam do Programa de Qualificação Profissional.

“Os cortadores de cana voltam das férias e fazem os cursos, do dia 29 de janeiro a 15 de março. Durante o período de dois meses, o funcionário recebe uma bolsa auxílio do governo federal e é liberado das atividades da Usina. A Vale do Ivaí oferece o espaço, o deslocamento do funcionário para a usina e o lanche para os colaboradores que participam do curso”, diz.

Ele explica que o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural está sendo o responsável pelos treinamentos que abordam desde aplicação de herbicidas, corte, até a qualidade de vida e segurança no trabalho. “Esses cursos qualificam o trabalhador rural e não perdemos o investimento já que o colaborador é efetivo na empresa. “Para o funcionário, a qualificação é positiva porque garante o emprego. Pela lei, neste período a empresa não é obrigada a pagar salários, nem contar esses dois meses como tempo de serviço. Mas a Vale do Ivaí decidiu considerar o período como tempo trabalhado”, enfatiza.

Este será o quarto ano em que o programa está implantado na empresa.

Safristas devem acabar – A intenção é acabar gradativamente com o tipo de contrato de safra. Mas os cortadores de cana que despertam o interesse da unidade são efetivados. Nesta entressafra cerca de 600 pessoas estão sendo aproveitadas para a carpina, plantio, aplicação de herbicidas, segundo informações de Marcos Vindoca.