A Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, localizada no município paranaense de São Pedro do Ivaí, planeja investimentos superiores a R$ 10 milhões para iniciar o processo gradativo de mecanização da colheita de cana em três unidades do grupo. A Usina Fronteira, em Minas Gerais, será equipada a partir de 2009. Já nas unidades de São Pedro do Ivaí e São Miguel do Cambuí, no Paraná, o processo de mecanização terá início em 2010.
Para a safra 2009/10, a unidade de Fronteira contará com quatro colheitadeiras, oito tratores, 16 transbordos, além da estrutura de apoio que conta com caminhões comboio, bombeiro, oficina volante e prancha para transporte de máquinas. Com isso, pelo menos 50% da colheita da usina mineira serão mecanizadas para atender ao plano de redução de queimada do Estado. Já nas duas unidades do Paraná, o grupo pretende investir numa estrutura necessária para mecanizar 30% da colheita a partir da safra 2010/11.
De acordo com o gerente agrícola Cristiano Seidinger, além da mecanização, a empresa quer ampliar a frota própria, aumentando assim a participação da usina em outros serviços. O processo está sendo implantado de forma gradativa desde 2005. Atualmente, apenas 30% do transporte são feitos com caminhões próprios, em uma frente de transbordo de cana inteira. Grande parte dos equipamentos de carregamento e reboque também são terceirizados. Hoje, a empresa mantém uma oficina volante e um comboio para dar suporte e manutenção às máquinas, caminhões, moto-bombas, entre outros.