Mais um pecuarista vai para a cana. Desta vez é Jovelino Mineiro, que deve destinar 80% das suas áreas para cana. Parte dessa área já estava sendo destinada para grãos, devido às dificuldades recentes da pecuária. O pecuarista acredita no avanço desse setor.
PARCERIAS
A busca de participação de produtores de cana-de-açúcar e de usinas nos projetos do alcoolduto da Petrobras pode dar certo. Sérgio Machado, da Transpetro, disse que a iniciativa precisa ser discutida em conjunto e feita em parcerias.
LOGÍSTICA
Há um consenso geral de que o problema da bioenergia no Brasil se resume à logística. Os custos de produção são baixos, há capital para investir, mas a colocação do álcool nos EUA representa hoje 20% dos custos. Se o produto for para a Ásia, 30%. É preciso uma redução desses percentuais para 10%, diz Machado.
SAFRA RECORDE
A safra nacional de grãos de 2006/7 deve ficar em 130,68 milhões de toneladas -número 8,1% superior ao registrado na safra anterior, de 120,92 milhões. Os dados foram divulgados ontem pela Conab.
RITMO FORTE
A Petrobras vai continuar apostando no álcool, segundo Maria das Graças Foster, da Petrobras Distribuidora. A empresa tem motivo para isso: no 1º trimestre deste ano, as vendas de álcool da Petrobras subiram 65%. Já as de gasolina tiveram pouca evolução.
TROCA DE COMANDO
André Nassar assume o Icone, cuja presidência foi deixada por Marcos Jank para dirigir a Unica. O Icone é um instituto que estuda mercados emergentes, biocombustível, políticas agrícolas internacionais e políticas de comercialização.