Mercado

Uso da terra na produção de biocombustíveis será debate no Ethanol Summit

O impacto do uso da terra na produção de biocombustíveis, tema que vem sendo alvo de discussões e estudos em várias partes do mundo, será abordado em um dos painéis da segunda edição do Ethanol Summit, evento que será realizado de 1 a 3 de junho em São Paulo, SP.

“Serão discutidos os efeitos diretos e indiretos quando se trata de uma nova produção de biomassa para energia, dentro dos modelos e dados utilizados atualmente”, afirmou o moderador do debate Isaias de Carvalho Macedo, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp nas áreas “Energia Renovável: Etanol de Biomassa” e “Prospecção Tecnológica em Energia”.

O painel será realizado na quarta-feira (03/06/09), às 14h00, e terá como palestrantes o professor da Universidade de Utrecht, na Holanda, André Faaij, e o diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), André Nassar.

Faaij tem ampla experiência nas áreas de química e ciências ambientais, e é PhD em produção energética a partir da biomassa e resíduos. Nassar é autor de um estudo publicado no livro “Sugarcane ethanol: contributions to climate change mitigation and the environment”, lançado em dezembro de 2008 pela Wageningen University, da Holanda, que conclui que as lavouras de cana-de-açúcar não estão desmatando diretamente nenhuma vegetação natural do Brasil.