A Zilor informou nesta sexta-feira (22), que lançou seu Relatório Anual de Sustentabilidade referente à temporada 2022/23, sua safra 76.
O documento, lançado neste mês de setembro, traz indicadores financeiros e não financeiros que demonstram como a estratégia de negócio da companhia dialoga com premissas ESG, incluindo dados reportados com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB).
Também são integrados ao relato informações sobre o negócio – desempenho operacional e financeiro, estratégia, investimentos e gestão de riscos – e detalhes sobre as iniciativas da Zilor relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
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Este é o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade da Zilor desde 2007, quando a companhia lançou seu primeiro documento seguindo as diretrizes GRI. As oito edições anteriores foram publicadas no modelo bienal. Como em ciclos anteriores, o documento parte dos tópicos ESG mais relevantes para definir seu escopo e conteúdo.
Para isso, um processo de materialidade levou à identificação de oito temas – seis corporativos e um específico para cada divisão de negócio (Agroindústria e Biotecnologia) – priorizados ao longo das páginas. Entre os destaques, são apresentados os resultados do negócio – como a maior receita líquida da história da companhia, com R$ 3,4 bilhões –, a consolidação do Programa de ESG Zilor + Sustentável 2030 e o compromisso de incorporação de metas ESG à remuneração variável da liderança e de todos os colaboradores.
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Olhar para o futuro
O relatório cita os projetos de expansão de geração de energia da Zilor, que tiveram como marco a entrega da unidade São José, em 2023, e o avanço nas ações da unidade Barra Grande.
Quando concluído, este ciclo de mais de R$ 550 milhões em investimentos permitirá um incremento de 319 MW em capacidade, suprindo 100% das necessidades energéticas das usinas da Zilor e ampliando a exportação do recurso em 60%, com energia para abastecer uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes por ano.
Também mostra o desempenho da Biorigin, unidade especializada em desenvolver soluções inovadoras em ingredientes de origem natural para alimentação humana, de pets e nutrição de animais de produção, a partir de processos biotecnológicos, com foco exportador e um footprint global que inclui unidades no Brasil e nos Estados Unidos, além de escritórios na Europa (Bélgica). A safra foi marcada pelo início das atividades do Centro de Aplicações, em São Paulo -SP, e por revisões internas de processos e logística, a fim de incrementar o nível de serviço aos clientes.
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“Os indicadores e destaques apresentados neste relatório nos deixam orgulhosos da resiliência de cada integrante do time Zilor, ao refletir, agir e entregar resultados coerentes com nossa história de 77 safras e nosso potencial de impacto nas comunidades onde operamos”, diz Fabiano Zillo, CEO da Zilor.
“A sustentabilidade financeira se soma a um compromisso cada vez mais palpável com os pilares ambiental, social e de governança (ESG). Seguimos construindo uma história dedicada à inovação e à entrega de resultados condizentes com nosso potencial em contribuir com os três maiores desafios do planeta (a segurança alimentar, a segurança energética e a segurança climática) e as expectativas de nossos acionistas”, completa.
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Impacto ESG em dados
Diversos indicadores, projetos e investimentos explorados em dados, infográficos e narrativa em texto abordam os temas materiais ESG da Zilor, com marcos relevantes da safra 2022/23.
Um exemplo está na frente de capital humano, com ações como a revisão da estrutura de cargos e salários e a implantação do processo de avaliação 360 graus da liderança.
Na safra, foi investido um valor superior a R$ 1 milhão em treinamento e educação de colaboradores. Outros destaques positivos foram os R$ 16 milhões em investimentos em saúde, segurança e meio ambiente (SSMA) e o atingimento da menor taxa de frequência para acidentes com afastamento da história da Zilor.
As parcerias com a sociedade se desdobram em ações voltadas aos fornecedores e às comunidades de entorno. A gestão da cadeia de valor é um dos diferenciais competitivos da Zilor e, no relato, ganha ênfase no Programa de Parcerias Agrícolas, que na safra contou com 16 produtores impactados por relações que conferem segurança financeira e compartilhamento de boas práticas de manejo. 100% desses fornecedores são avaliados em aspectos ESG.
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O relatório mostra também a fundo as iniciativas de engajamento e impacto social nas comunidades de entorno, a exemplo dos Programas Zilor É + Social e Aprender Sempre.
Na safra, foram R$ 3,7 milhões em investimentos próprios e recursos incentivados, com 220 ações de patrocínio e doações, 30 instituições atendidas e aportes de recursos que impactaram positivamente mais de 51 mil pessoas nas comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá.
Na gestão ambiental, o relatório detalha, além dos esforços por meio de certificações e sistemas para otimizar processos e mitigar riscos, as oportunidades de negócio exploradas à luz de agendas como a climática – caso da comercialização de créditos de descarbonização (CBIOs), que rendeu R$ 44 milhões de receita na safra para a companhia.
O uso da bioenergia é outro assunto de ênfase, em linha com a estratégia de crescimento, assim como as premissas do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e os esforços voltados à economia circular por meio de ações como o Plano de Aplicação de Vinhaça e o manejo de subprodutos agroindustriais.