A implantação da coleta seletiva no gerenciamento de resíduos sólidos, aliada à capacitação dos colaboradores para o adequado manejo dos resíduos, foram determinantes para o bom desempenho da Viterra, no quesito preservação ambiental. Com essas e outras ações a usina garantiu o prêmio MasterCana Brasil, na categoria de Gestão de Preservação Ambiental.
E essa não foi a única conquista da usina que também garantiu o prêmio na categoria de Gestão do Consumo de Água na Indústria.
A partir de um diagnóstico realizado em 2018, a usina deu início a implementação de diversas ações e investimentos voltados à adequação do Gerenciamento e da Gestão de Resíduos Sólidos na Unidade Nova Unialco.
LEIA MAIS > MasterCana Award e MasterCana Brasil celebram a integração tecnológica
“Com as ações desenvolvidas, contemplando a capacitação dos colaboradores Viterra para o adequado manejo dos resíduos, a instalação de uma Central de Armazenamento e a padronização dos contentores, fora criada a oportunidade de desenvolvimento socioambiental junto à comunidade, mediante a doação dos materiais recicláveis gerados pela unidade a uma Associação do município de Guararapes – SP”, explica Edison Silveira Campos Neto, coordenador de Meio Ambiente da Viterra.
Segundo Campos Neto, na unidade Nova Unialco, foi observada uma redução, em cerca de 17%, no volume de resíduos destinados como rejeitos ao aterro municipal de Guararapes -SP, considerando o comparativo entre os anos de 2021, 2022 e 2023.
Já a redução do consumo de água segundo o diretor superintendente Jean Gerard Lesur, se deu através de uma ação balizada na minimização do consumo e captação de água com a implantação de projetos, modificações no processo e adoção de um gerenciamento adequado dos recursos hídricos.
LEIA MAIS >Usina Cocal “vira o jogo” em seus processos de manutenção industrial usando tecnologias 4.0
“Através de estudos e investimentos, a unidade Rio Vermelho, conseguiu aumentar o reuso e melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos. Com a implantação do projeto, o empreendimento converteu um consumo de 0,72 m3 na safra 2018/19 para 0,50 m3 na safra 2022/23, correspondente a uma redução de aproximadamente 29%, redução esta que evitou a captação de cerca de 2.118.931,00 m³ de água bruta no período”, explicou Lesur.
A cerimônia de premiação do MasterCana Brasil, em conjunto com o MasterCana Award, foi realizada no mês de outubro em São Paulo. A solenidade de entrega do troféu mais relevante do setor bioenergético, reuniu autoridades e as mais expressivas lideranças do setor.
LEIA MAIS >Diana Bioenergia é destaque no Prêmio MasterCana Brasil
O MasterCana Award e Brasil conta com patrocínio da Drul, Netafim e apoio de AxiAgro; Caltec; Carmeuse, S-PAA e Spraying System.
Para assistir à cerimônia completa de premiação CLIQUE AQUI
Fotos do evento disponíveis neste link