Usinas

Vídeo chama a atenção para cadeia de produção de carros elétricos

Extração em condições sub-humanas, de cobalto utilizado nas baterias, contrariam as práticas ESG

Vídeo chama a atenção para cadeia de produção de carros elétricos

Um vídeo de 41 segundos, atribuído à jornalista Laurel Chor, para a Vice World News, divulgado em uma rede social, chama a atenção para a cadeia de produção dos veículos elétricos. Nele são exibidas imagens de trabalhadores em condições precárias, na extração e mineração do cobalto.

“Trabalhadores na cadeia de suprimentos de energia verde são expostos a condições duras e desumanas. É isto que é economia verde? ”, questiona o vídeo.

LEIA MAIS > Diesel Verde é lançado durante a Fenasucro & Agrocana

O cobalto é um dos elementos fundamentais usados na produção das baterias dos carros elétricos. O componente principal dessas baterias é o lítio, presente também nas baterias dos celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Pesquisa da Anistia Internacional (AI) para o relatório This Is What We Die For (É por isso que nós morremos), de 2016, indica que adultos e crianças a partir dos 7 anos trabalham em condições terríveis em áreas de mineração artesanal na República Democrática do Congo, na África, de onde é extraída mais da metade do cobalto do mundo.

LEIA MAIS > Conferência DATAGRO & CEISE Br exalta potencial da cana-de-açúcar

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que há cerca de 40 mil crianças trabalhando em minas no sul do país. Além de ganharem um dólar por dia, esses trabalhadores estão em risco de sofrerem acidentes fatais e doenças pulmonares graves – o trabalho das crianças em minas constitui uma das piores formas de trabalho infantil.

A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países.

LEIA MAIS >Fontes renováveis devem aumentar participação na matriz energética em 2022

A organização cobra maior fiscalização da cadeia produtiva. Sob as diretrizes internacionais estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as empresas que usam o cobalto extraído de áreas de alto risco têm o dever de identificar como o cobalto é extraído, transportado, fabricado e vendido.