Em outubro, as vendas de etanol totalizaram 2,89 bilhões de litros, o que representa aumento de 13,92% em relação ao mesmo período da safra 2022/23.
O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 1,04 bilhão de litros – queda de 5,85% – enquanto o etanol hidratado registrou venda de 1,84 bilhão de litros – crescimento de 29,33%.
No mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado em outubro totalizaram 1,70 bilhão de litros – variação de 29,03% em relação ao ano passado. Dados de preços de revenda publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para semana que se encerrou em 4/11 indicam que nas cidades correspondentes a 63% do consumo nacional de combustíveis, o etanol hidratado tem apresentado paridades atrativas. No estado de São Paulo esse percentual atinge 100% do consumo.
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A respeito das vendas de etanol anidro, o volume comercializado foi de 959,54 milhões de litros, compensando o resultado negativo da primeira quinzena e encerrando o mês com uma variação positiva de 1,86%.
No acumulado da safra 2023/24, a comercialização de etanol soma 18,21 bilhões de litros, o que representa um aumento de 4,35%. O hidratado compreende uma venda no volume de 10,68 bilhões de litros (+4,53%), enquanto o anidro de 7,53 bilhões (+4,10%).
Mercado de CBIOs
Dados da B3 registrados até o dia 7 de outubro indicam a emissão de 28,23 milhões de CBIOs em 2023. Em posse da parte obrigada do programa RenovaBio há cerca de 23,28 milhões de créditos de descarbonização.
Esse valor considera o estoque de passagem da parte obrigada em 2021 somada com os créditos adquiridos em 2022 e 2023, até o momento, subtraída a meta referente ao ano de 2022.