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Veículos indianos se preparam para receber maior percentual de etanol na gasolina

A Índia alcançou 10% de mistura de etanol em 2022 e o governo antecipa sua meta para a implementação do E20 de 2030 para 2025

Veículos indianos se preparam para receber maior percentual de etanol na gasolina

A indústria automobilística indiana passa por um período de transição. A expectativa é que nos próximos cinco anos a proporção de veículos híbridos no país aumente de 20% para 30%.

“Esperamos que a proporção de GNV, EVs e veículos híbridos aumente para 20-30% das vendas de veículos novos nos próximos cinco anos.  No entanto, os veículos a gasolina provavelmente representarão uma parcela significativa das novas vendas de PV no médio prazo.

Isso torna importante reduzir as emissões dos veículos movidos a gasolina para atender às normas do Economia Média Corporativa de Combustível (CAFÉ) e iniciar a trajetória rumo à neutralidade carbônica no médio e longo prazo, além da promoção por meio da adoção de motorizações alternativas, incluindo EVs e híbridos“, Shamsher Dewan, vice-presidente sênior e chefe do grupo ICRA Limited.

A mistura de etanol reduziria as emissões veiculares, fortaleceria a segurança energética, ajudaria a reduzir as importações de petróleo e conservaria as reservas de divisas. Além disso, outros benefícios incluem o controle do excesso de oferta de açúcar no país, já que cerca de 65% da produção total de etanol vem de destilarias à base de melaço.

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A mistura de etanol na gasolina tem aumentado gradualmente nos últimos anos, e a Índia alcançou 10% de mistura de etanol em 2022. Além disso, o governo da Índia avançou sua meta para a implementação do E20 de 2030 para 2025.

Segundo Dewan, “a prontidão da indústria automobilística e dos fabricantes de equipamentos para atender às normas de mistura E20 provavelmente não será um grande desafio. Nenhuma grande mudança de projeto é necessária do ponto de vista do veículo, exceto a recalibração do material, e espera-se que o impacto no custo do veículo seja inferior a 1% no caso de veículos de passageiros e cerca de 2 a 3% no caso de veículos de duas rodas“, afirmou.

O governo indiano tem fornecido autorizações ambientais relativamente mais rápidas e assistência financeira na forma de subvenção de juros para facilitar a adição de capacidade e garantir a disponibilidade adequada de etanol para uma transição perfeita. Alguns estados também anunciaram incentivos estaduais para encorajar investimentos.

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