Cientistas da Embrapa têm pesquisado o potencial de uso de Bacillus aryabhattai, descoberto pelo pesquisador Itamar Melo, em mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar inoculadas com o microrganismo, quando submetidas a diferentes regimes de fornecimento de água após transplantio. A pesquisa tem demonstrado que pode haver efeito benéfico do uso do ativo biológico, dependendo da cultivar de cana utilizada.
O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP) André May, da equipe do projeto, explica que “ao longo do período experimental foram avaliadas a mortalidade, a altura das plantas, o número de folhas, o diâmetro do colmo e número de perfilhos, além de outras características importantes.”
Ao final da pesquisa, foram medidas também a massa seca da parte aérea e a massa seca de raízes das plantas. Houve efe ito do uso do ativo biológico no crescimento da parte aérea, afetando também a massa das plantas, o diâmetro e altura do colmo.
“Observou-se ainda que o desenvolvimento das raízes foi influenciado pelo uso do ativo, dependendo da cultivar e da quantidade de água aplicada no sistema”, destaca o pesquisador, alertando também, por sua vez, que novas pesquisas ainda precisam ser realizadas, pois existe uma grande variação na resposta do ativo, conforme o material genético utilizado.
LEIA MAIS >Nobel da Paz 2021 poderá ser do Brasil
O estudo completo de André May e Michelli de Souza dos Santos da Embrapa Meio Ambiente; Evandro Henrique Figueiredo Moura da Silva e Nilson Aparecido Vieira Junior da Universidade de São Paulo, Ronaldo da Silva Viana da Universidade Estadual Paulista, Nilza Patrícia Ramos e Itamar Soares de Melo da Embrapa Meio Ambiente, foi publicado na Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e11510212337, 2021 (CC BY 4.0), e pode ser acessado em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12337