Usinas

Usinas retardam início e moagem segue abaixo do último ciclo

Usinas retardam início e moagem segue abaixo do último ciclo

O retardo no início da moagem de algumas unidades produtoras tem feito com que a safra 2014/15 siga em ritmo lento. Ao menos é o que indica relatório divulgado nesta terça-feira, 27 de maio, pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Ao todo, a região Centro-Sul moeu 79,34 milhões de toneladas até a primeira quinzena de maio, ante 82,14 milhões de toneladas contabilizadas na safra 2013/14 (queda de 3,41%).

Segundo o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, os problemas financeiros estão afetando o trabalho. “O número de usinas em processamento neste ano ainda continua abaixo daquele apurado em 2013, comprometendo o avanço da moagem”. De acordo com a entidade, algumas unidades produtoras consultadas estão em situação financeira delicada e sequer têm data prevista para início da safra.

De fato, o número de unidades operando até o momento é inferior ao verificado em 2013. Foram registradas 249 plantas industriais em operação até o final da primeira metade de maio (destas, 29 usinas iniciaram safra na primeira quinzena do mês), contra 268 empresas registradas até a mesma data da safra passada.