A companhia sucroenergética Guarani, controlada pelo grupo francês Tereos, mantém a projeção estratégica de armazenar grande volume de etanol hidratado e anidro para comercializar durante a próxima entressafra na região Centro-Sul. Saiba mais a seguir.
Jacyr Costa Filho, diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos, conta com exclusividade para o Portal JornalCana sobre a estratégia de armazenagem de etanol.
Segundo Costa Filho, a Guarani tem armazenados 62% de todo etanol anidro e hidratado que produziu até 31 de outubro. Esse volume, emenda, está todo direcionado para ser comercializado durante a próxima entressafra.
Costa Filho, que participa do Congresso Nacional de Bionergia, realizado entre esta quarta-feira (11/11) e quinta-feira (12/11) em Araçatuba (SP), pela Udop/STAB, disse ao Portal JornalCana que o volume já estocado só deverá ser comercializado antes da entressafra caso seja necessário atender ao mercado consumidor.
Greves
Essa necessidade, emenda, pode ser registrada caso cresça a demanda por etanol hidratado em função da greve dos operários da Petrobras. Com a paralisação, iniciada no domingo retrasado, a estatal petrolífera deixou de processar gasolina e uma tendência é de aumento do consumo do biocombustível para suprir possíveis carências do derivado de petróleo.
O executivo da Tereos acrescenta que embora a paralisação da Petrobras possa ampliar o consumo de etanol, a greve dos caminhoneiros, que vem desde a última segunda-feira, também desafia o setor sucroenergético porque já há notícias de atraso no transporte do biocombustível.