Todos os anos nos meses de seca, com a baixa umidade do ar e ventos fortes, os riscos de incêndios aumentam consideravelmente. Este ano, com o propósito de aumentar ainda mais as medidas de prevenção e combate, as Usinas Batatais e Cevasa contrataram alguns serviços que estão auxiliando nas ações contra os incêndios.
Uma destas ações foi a contratação de uma aeronave agrícola, que tem como objetivo apoiar os caminhões pipa no combate aos incêndios.
LEIA MAIS > Horizonte de oportunidades se abrem para setor bioenergético
A aeronave de modelo Air Tractor 502B, fica totalmente disponível para o uso da empresa e possui capacidade de armazenagem de 2.000 litros de água, tendo instalada em sua estrutura uma comporta que libera esse volume de água nos focos de incêndio.
Foram instaladas também, câmeras de monitoramento de combate aos incêndios em 6 torres. Desta forma é possível monitorar cerca de 80% de todo o canavial das Usinas Batatais e Cevasa.
LEIA MAIS > Raízen vai fornecer combustíveis de aviação para a Azul
As câmeras operam em tempo real e por possuírem uma inteligência artificial que detecta automaticamente fumaça causada por focos de incêndio, conseguem fornecer alertas, permitindo assim, o combate do fogo logo em seu início.
As câmeras podem ultrapassar um raio de 15 km de distância com imagem em alta resolução. A Central de Monitoramento está sediada na Usina Batatais.
Além dessas iniciativas mencionadas, também foi contratada uma empresa para realizar, diariamente, através de ronda móvel, a vigilância das áreas rurais com foco em identificar possíveis causadores de incêndios criminais.
LEIA MAIS > Cooper-Rubi registra queda de 41,8% em incêndios em quatro anos
Foi criado, por fim, um grupo de Alerta de Incêndio composto por colaboradores, fornecedores, parceiros e pessoas ligadas diretamente ao combate de incêndios, monitorando toda a região, para agilizar informações e melhor direcionar as ações de combate.
Desde o mês de março deste ano, a empresa deu início a uma intensa campanha que reuniu diversas ações, treinamentos, palestras de conscientização, além de contar com uma equipe de brigadistas muito bem treinada e equipada na linha de frente.