Medições realizadas pela Usina SJC, que tem duas unidades em Goiás, apontam uma redução no consumo de vapor por litro de etanol produzido. Desde que a usina implantou o Sistema de Destilação – Vácuo Total (DVT) do Grupo Exal, de baixo consumo de vapor, os resultados alcançados têm superado as expectativas, reduzindo as temperaturas de operação e gerando economia de vapor e alta qualidade do destilado produzido.
As medições apontam que o consumo de vapor do aparelho de destilação que produz 850.000 litros/24hs de etanol hidratado foi de 1,1kg de vapor por litro de etanol hidratado produzido utilizando vapor vegetal V1.
Uma das vantagens do DVT é que ele também possui a vantagem de utilizar vapor vegetal, que já é comumente utilizado nos aparelhos convencionais.
LEIA MAIS > Prêmio Produtividade com Modernidade IAC avalia 219 usinas
De acordo com departamento de engenharia do Grupo Exal, o sistema proporciona uma redução de até 50% do consumo de vapor, tendo ainda como vantagens a possibilidade de uso de vapor vegetal V1 ou V2; alta qualidade do etanol produzido sob vácuo; possibilidade de aumento do potencial de cogeração com a mesma planta instalada.
O sistema também é indicado para produção de etanol de milho, devido a redução da incrustação, dada as baixas temperatura de operação. Outra vantagem apontada pela Exal é a possibilidade de aproveitamento de parte dos equipamentos já utilizados pelas usinas, possibilitando o retorno do investimento em poucas safras.
Com mais de 40 anos de atuação no setor sucroenergético, o grupo Exal, com sede em Piracicaba – SP, conta com ampla experiência internacional, e com a certificação ASME, aceita em cerca de 80 países, e obrigatória nos EUA e Canadá.
O Grupo oferece novas soluções em sistemas de redução de vinhaça, recuperação e compressão de CO2, redução do consumo de vapor para co-geração de energia e outras aplicações, além de unidades de recuperação de solventes e plantas completas (TurnKey).