
A safra 2025/26 já entrou para a história da Usina São José do Pinheiro Ltda. (USJP), localizada em Laranjeiras (SE). A unidade alcançou recorde de moagem diária, com 7.052,4 toneladas de cana por dia, equivalente a 293,85 toneladas por hora.
No último mês do ano, a usina processou 194.576,5 toneladas de cana, com Aproveitamento de Tempo Industrial (ATI) de 97,05%. O indicador que evidencia a elevada confiabilidade dos ativos industriais e a consistência da operação ao longo do período.
Segundo a companhia, os resultados não são fruto de um pico pontual de produção, mas sim consequência direta de padronização operacional, disciplina de processo, manutenção robusta na entressafra e aplicação contínua de tecnologia, sempre com foco em eficiência, estabilidade operacional, segurança e aumento sustentável da capacidade produtiva.
Safra marca avanço com implementação do S-PAA
Um dos grandes diferenciais da safra 2025/26 foi a implementação do S-PAA na área de fabricação de etanol, última etapa da planta que ainda não contava com a solução. Além da ampliação de escopo nas demais áreas industriais. Com isso, a Usina São José do Pinheiro passa a se consolidar como uma das unidades com maior número de laços fechados em operação no Nordeste.
Atualmente, o S-PAA atua de forma integrada em sistemas estratégicos como:
- Embebição de moenda
- Sistema de vapor
- Geração de energia
- Fluxo de caldo, controle de pH e fluxo de xarope
- Diluição de méis
- Multijatos e cozimentos
- Destilaria
- Controle da rotação do primeiro terno e do ritmo de moagem
A equipe operacional tem utilizado a ferramenta como uma aliada fundamental na padronização dos processos. Adotando o balanço em tempo real como referência para a melhoria contínua e a tomada de decisão mais precisa.
Ganhos na eficiência e no ritmo de moagem
Os resultados da integração entre pessoas, processos e tecnologia já se refletem em ganhos claros de eficiência térmica, eficiência de processo e, de forma direta, no ritmo de moagem, contribuindo para os recordes alcançados nesta safra.
Além do S-PAA, a USJP investiu em novas tecnologias e melhorias operacionais para a safra 2025/26. Entre os principais equipamentos implementados destacam-se o Turbo Filtro Mecat para Caldo Misto, do Grupo MECAT, o Sistema de Hidrojateamento da Safetech e os Sistemas de preparo automático de polímeros da ProMinent Group.
Resultado é fruto do trabalho coletivo
Esses investimentos foram potencializados por um trabalho consistente de manutenção na entressafra, com melhorias estruturais importantes nos processos de moagem e produção.
Para a direção da usina, os recordes registrados na safra 2025/26 são resultado direto do empenho diário de toda a equipe, envolvendo gestores, lideranças e operadores, que atuam com responsabilidade, competência técnica e foco em resultados.