Usinas

Usina Pitangueiras promove evento com especialistas sobre leveduras

Encontro contou com a participação de 10 empresas do setor sucroenergético de três estados

Usina Pitangueiras promove evento com especialistas sobre leveduras

A Usina Pitangueiras realizou no dia 28 de fevereiro, um evento sobre o uso de leveduras cisgênicas como alternativa para controle da floculação de leveduras.

Foram convidados o prof. Dr. Rogelio Lopes Brandão, da Universidade Federal de Ouro Preto – MG e o prof. Dr. Johan Thevelein, ex-professor da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, atualmente CEO da empresa NovelYeast, e considerado uma das maiores autoridades mundiais em Biotecnologia de Leveduras.

O evento contou com a participação de 10 empresas do setor sucroenergético de três estados brasileiros. De São Paulo estavam presentes, além da anfitriã Pitangueiras, a Usina DaMatta e a Usina Santo Angelo; de Goiás marcaram presença a Goiasa, a Jales Machado, a Cerradinho Bio e a SJC Bioenergia – Unidade Quirinópolis; e de Minas Gerais compareceram as empresas Cerradão, Delta e Adecoagro.

LEIA MAIS >  Setores sucroenergético e cerâmico firmam acordo para substituir gás natural por biometano

Na ocasião, o prof. Rogelio Brandão proferiu uma palestra sobre da metodologia de edição gênica, levando a obtenção de leveduras nativas com propriedades mais adequadas ao processo fermentativo no setor sucroenergético.

Ênfase foi dada ao controle do problema da floculação com a apresentação de vários aspectos causadores deste comportamento por parte das leveduras.

Após intensa discussão sobre o problema, onde cada empresa apresentou sua visão sobre o problema floculação, foi aventada a possibilidade de formação de um pool de empresas para viabilizar um projeto, visando a obtenção da edição gênica em cada uma das leveduras usadas pelas empresas presentes de modo a contribuir para o controle dos problemas causados pela floculação.