Usinas

Usina Petribu alia tradição e modernidade

Ações na área de prevenção à incêndio, saúde e segurança e meio ambiente, garantiram três troféus na edição 2023 do MasterCana Nordeste

Usina Petribu alia tradição e modernidade

Com quase 300 anos de atividade, a Usina Petribu, com sede no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco, é, sem sombra de dúvida, a usina mais antiga em operação, não só do Brasil como também do mundo.

A companhia conta com uma área de 20.000 hectares para a plantação de cana-de-açúcar, tem capacidade de processamento de até 1.700.000 toneladas por safra.

São mais de 8.500 toneladas de cana processadas diariamente, com uma produção superior a 1.000 toneladas de açúcar e 200.000 litros de etanol por dia.

LEIA MAIS > S-PAA: O ícone da Transformação Digital no setor de bioenergia da América Latina

Arnaldo César Andrade

De gestão familiar, atualmente na oitava geração, a usina segue sob o comando de Daniela Petribu, a primeira mulher a comandar a empresa, em seus quase 300 anos de história. Originária de um antigo engenho fundado em 1729, a usina faz do tempo um aliado, investindo sempre em tecnologia e inovação, sendo presença constante nas diversas edições da premiação MasterCana Nordeste.

No ano de 2023, a usina conquistou três troféus: Combate a Incêndios Agrícolas, e SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente, na vertente Tecnologia & Inovação, recebidos por Jessé Domingues, Gerente de Manutenção e Arnaldo César Andrade, Gerente da Garantia da Qualidade, respectivamente. E também na categoria Gestão – Área Agrícola, premiação entregue a Cloves Rodrigues, Diretor Agrícola da usina.

A solenidade de premiação do MasterCana Nordeste foi realizada em novembro do ano passado, na Spettus Steak House, em Boa Viagem, Recife – PE.

A preocupação ambiental da Petribu foi retratada através do programa de preservação da Mata Atlântica, desenvolvido pela usina, com uma área de 3.500 hectares de mata preservada. Outro aspecto ressaltado foi a utilização de drones no processo de fertilização, que cobrem 40 hectares por dia. Com uma área de plantação de 20 mil hectares, o trabalho feito com o drone evita que uma média de 40 funcionários tenham contato direto com produtos químicos.

LEIA MAIS > Usinas anunciam diversas oportunidades de emprego

Cloves Rodrigues

O campo varietal do Grupo Petribu, é considerado um dos mais importantes do setor na região Nordeste. Possui variedades plantadas oriundas de vários países como África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil e Guatemala. Em dezembro de 2022, o campo chegou a cerca de 500 variedades diferentes.

“Algumas em estágio de multiplicação e outras que até já foram descartadas. Para cuidar delas, temos um agrônomo especificamente para esse trabalho, que é bem controlado tanto pela usina, quanto pelos próprios especialistas de mudas”, explica Jorge Petribu, presidente do Conselho Administrativo da usina.

LEIA MAIS > Ufal desenvolve projeto que combina energia solar para impulsionar cultivo de cana

Jessé Domingues

Arnaldo Cesar Dantas, discorreu sobre o trabalho desenvolvido pela usina na área ambiental, afirmando tratar-se de um projeto que muito desafiador, diante do ESG, hoje. Segundo ele, signifca trazer uma solução sustentável, com a substituição de concreto ou geomembranas plásticas por argila para fazer uma pavimentação na superfície das bases de contenção com o material natural que está na própria usina, no próprio solo, apenas com algumas melhorias de compactação, de seleção e análises de solo.

“Esse projeto, ele durou três anos, e foi muito desafiador, envolveu muita ciência, muito conhecimento do material argiloso e uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco para resultar num produto, numa solução que pode ser usada em vários lugares do Brasil, do mundo, para que a gente tenha menos impacto ambiental e baixo custo, para as empresas”, informou Dantas.