“Alinhar os desafios do plantio, levar conhecimento técnico e comportamental para a equipe operacional e liderança do Plantio – auxiliares, operadores, equipe automotiva, equipe de Planejamento e Qualidade, Segurança do Trabalho e liderança -, além de promover maior engajamento, mais empenho, colaboração e foco no resultado ara esta e as próximas safras”.
Este foi o objetivo do treinamento realizado com mais de 130 participantes – colaboradores e palestrante – da Usina São José da Estiva, idealizado e organizado pelo departamento de Recursos Humanos e setor Agrícola.
O superintendente Roberto Holland Filho fez a abertura no início da manhã do dia 19 de janeiro, e apontou a importância do sentimento de equipe para o sucesso de qualquer trabalho. “O sucesso e o fracasso do plantio são uma questão de escolha e do trabalho em equipe”, apontou. Holland valeu-se de uma história para reforçar que o trabalho de cada um impacta no resultado final e que todos devem saber reconhecer isso.
LEIA MAIS > Decisão que limitou plantio de cana nos biomas amazônico e pantaneiro não vale para Bahia
José Nilton Andreotti, gerente Administrativo e Financeiro, esteve na abertura do evento também, destacou a importância de treinamentos assim e desejou sucesso a todos. “Aproveitem cada momento deste encontro”.
Além do conteúdo comportamental, tratado pelo palestrante Marcelo Augusto Gonçalves, o encontro abordou temas diversos. Oudelso Val Junior, gerente de Área de Motomecanização, falou sobre a automação do plantio e a manutenção automotiva; Pedro Nogueira, supervisor de Planejamento Agronômico, abordou o planejamento e desenvolvimento; Luiz Lazarini, supervisor de Logística, falou sobre o preparo do plantio; José Luis Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho, e Evandro Cinciareli, analista de Segurança do Trabalho, reforçaram a segurança nas operações do campo.
LEIA MAIS > Biomassa da cana atinge 12 mil MW de potência instalada
Para os participantes, o evento foi uma oportunidade para motivação e novos aprendizados. “Acredito que todos nós voltamos para casa melhores do que chegamos ao treinamento. Estamos mais motivados para colocar em prática os nossos planos e projetos”, disse Vagner Goulart Ribeiro dos Santos, eletricista de Manutenção Automotiva III.
“Temos que considerar todos os aspectos, desde o orçamentário para o setor, passando pela preservação do meio ambiente e pela integridade e saúde das equipes. Queremos chegar ao final da operação de plantio, cumprindo todos os nossos desafios e nos sentindo melhores do que estávamos no início, nos aspectos pessoal e profissional”, destacou o gerente de Divisão Agrícola, Clézio Henrique dos Santos Menandro.
“Somos um time. Uma só equipe em busca dos melhores resultados. Nosso propósito é um só: garantir que no final do trabalho o futuro seja o melhor”, finalizou.