A usina de cana-de-açúcar Usinavi (Usina Naviraí), localizada na cidade de Naviraí (MS), deverá voltar a moer no segundo semestre. Parada, a unidade integra o grupo de 5 usinas da Infinity Bio Energy, empresa sucroenergética em recuperação judicial e cujo controle acionário é do Grupo Bertin, de Lins (SP), com 70% das ações.
Para retomar a produção, no entanto, a Usinavi é cercada de pontos de interrogação. O Portal JornalCana lista a seguir informações a respeito dessa unidade, a maior entre as controladas pela Infinity.
1 – Por que a Usinavi deverá voltar a moer cana?
Devido ao juizado da terceira região do Tribunal Regional Federal (TRF 3, para SP/MS), em São Paulo. As informações são de que a recuperação judicial seria refeita, o que permite o retorno do processamento de cana-de-açúcar pela unidade sucroenergética.
2 – O que é preciso para a usina voltar à ativa?
A nova peça jurídica, sobre a recuperação judicial da Infinity, precisa ser homologada pelo juizado do TRF 3. O Portal JornalCana apurou que essa homologação deverá ocorrer ainda neste mês de maio.
3 – Quem assumiria as operações da usina de Naviraí?
A gestão caberia à multinacional americana Cargill, que diretamente já controla a usina Cevasa, em Patrocínio Paulista (SP). E também é sócia da USJ na SJC Bioenergia, com duas unidades no estado de Goiás, e em uma delas desde dezembro de 2015 produz etanol de cana-de-açúcar e de milho. A Cargill possui também o controle da Black River, dona da ProTerra, que comprou duas usinas do Grupo Ruette, no interior paulista.
O fornecimento da cana-de-açúcar seria feito pela Usina Santa Terezinha, que integra o grupo Usacucar e que possui canaviais próximos a Naviraí para atender o empreendimento sucroenergético Usina Rio Paraná em fase de consolidação na cidade de Eldorado (MS).
4 – A Usinavi voltaria a operar a produção de açúcar e de etanol?
Não. Apenas etanol, ainda assim em produção inferior à que processava anteriormente.
O Portal JornalCana solicita informações relacionadas à Usinavi para a Cargill e volta a postar conteúdo.
Saiba mais sobre a Usina Naviraí (Usinavi):
- Ela integra grupo de cinco usinas da Infinity Bio-Energy Brasil, controlada pelo Grupo Bertin, e que está em recuperação judicial
- Tem capacidade de moagem de 3,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar
- Foi adquirida pela Infinity em 2006, logo após a usina ser formada por grupo de investidores estrangeiros e brasileiros
- A unidade estava avaliada em R$ 177,3 milhões, fora o valor da terra. A área canavieira que atendia a usina é formada em 35 mil hectares