De olho no esperado aumento para 12,5% da mistura de etanol na gasolina na Argentina, um dos principais produtores do biocombustível no País anuncia investimentos para ampliar a produção.
A companhia sucroenergética argentina Tabacal, que controla a destilaria de etanol de mesmo nome inaugurada em 2008, associou-se à companhia Praj, da Índia, especializada em produção de etanol de primeira e de segunda gerações.
O objetivo da parceria: ampliar a produção e a produtividade da usina sucroenergética Tabacal, localizada na localidade Orán, na província de Salto, na Argentina.
Leia mais: Governo da Argentina deve ampliar mistura de etanol à gasolina para 12,5%
Hoje a usina Tabacal tem capacidade para produzir 40 milhões de litros de etanol por ano. Não foi divulgada a previsão de quanto a unidade fará a mais de etanol, mas projeta-se uma produção média diária de 800 mil litros.
Segundo Pramod Chaudhari, executivo da Praj, o investimento na Argentina configura uma preferência da companhia indiana para implantar suas últimas tecnologias de produção do biocombustível. O contrato com a Tabacal permitirá à Praj chegar à sua sexagésima planta produtiva.
A Praj deverá operar também planta industrial de etanol de milho na província de Santa Fé, na Argentina, para a companhia Vicentine SAIC. A companhia indiana também implanta unidade de etanol na Colômbia, com capacidade de produzir 400 mil litros por dia, para a Riopilla Castilla.