Usinas

Usina da Pedra comemora 90 anos

Nesta safra, a usina moeu 11 milhões de toneladas de cana

Usina da Pedra comemora 90 anos

Uma história que começou em 1931, na Fazenda São Joaquim da Pedra e hoje, 90 anos depois, comemora com o Grupo Pedra Agroindustrial, que conta com três unidades produtoras, todas no estado de São Paulo: Usina da Pedra, em Serrana; Usina Buriti, em Buritizal e Usina Ipê, em Nova Independência.

Associado à Copersucar, comercializadora global de açúcar e etanol, o grupo Pedra Agroindustrial atua em toda a cadeia de negócio de açúcar e bioenergia.

Os números da última safra apontam uma moagem de 11 milhões de toneladas de cana em um total de 162 mil hectares de área cultivada. A usina produziu 693 milhões de litros de etanol, 8 milhões de sacas de açúcar e 700 MWh de energia exportada.

Atualmente o grupo emprega cerca de 4.500 profissionais. Em vídeo institucional relativo aos 90 anos da usina, o presidente da Pedra Agroindustrial, Pedro Biagi Neto, destaca o trabalho dos colaboradores que ao longo desse período ajudaram a construir a história da usina.

“Por ocasião destes 90 anos, nos lembramos daqueles que desde o início trabalharam e fizeram essa empresa ser o que é hoje. São os pilares nos quais está assentada a Usina da Pedra”, afirma Biagi.

LEIA MAIS > 2021 mostrou mais uma vez a resiliência do setor bioenergético

Um destes pilares, que presta depoimento no vídeo, é José Laércio Cavalheiro, que trabalhou por mais de 60 anos na Pedra Agroindustrial. “Crescimento profissional. Eu diria que aqui foi uma escola de vida para mim. É bonito ver empresa a empresa crescer. É bom, porque eu cresço junto”, afirmou o profissional em seu depoimento.

O presidente do grupo Pedro Biagi Neto ressalta que “há 90 anos, e não é pouco tempo, essas pessoas trabalharam com dificuldade muito maior do que nós encontramos e propiciaram essa honra de estarem aqui até hoje participando dessa comemoração. Trabalharam aqui pessoas, cujo filhos vieram para trabalhar aqui e cujos netos possivelmente trabalham até hoje.  A nossa alegria é que no futuro, filhos e netos daqueles que hoje trabalham tenham a satisfação de continuar a crescer e continuar construindo uma Usina da Pedra ainda maior”, finaliza Biagi em agradecimento a todos os funcionários.