A Usina Caeté – Unidade Paulicéia recebeu o Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais durante o 5º Seminário UDOP de Inovações, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Campus da UNIP, em Araçatuba – SP, pela UDOP – União Nacional da Bioenergia.
A UDOP concedeu a láurea as associadas que realizaram a inscrição de projetos no 2º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas.
O Selo foi entregue com um Certificado de Participação no Prêmio UDOP/ Embrapa de Boas Práticas Ambientais, e poderá ser usado na divulgação de suas boas práticas junto à comunidade de forma geral, e também em todos os stakeholders envolvidos nos negócios como fornecedores, órgãos públicos, entidades de classe, sociedade civil organizada, dentre outras.
LEIA MAIS > Usina Caeté apoia projeto de reaproveitamento da casca do siri na produção de adubo orgânico
Iniciado em 2020, o projeto ArborizAÇÃO apresentado pela Unidade Paulicéia visa fomentar o desenvolvimento e a conservação ambiental de áreas de preservação permanente, e promover ações ambientais voltadas para a educação e a conservação.
De acordo com o engenheiro ambiental e responsável pelo projeto, Ricardo Picinini, a doação de mudas nativas da região vem promovendo uma interface entre a empresa, o indivíduo e a coletividade. Com isso, eleva a solidificação de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente.
LEIA MAIS > PwC Brasil e B3 lançam guia rápido para empresas em processo de IPO
“As mudas são produzidas no viveiro da Unidade Paulicéia, que inicialmente foi criado para atender a demanda de recomposição florestal dos compromissos da empresa. Até o momento já foram doadas mais de 8 mil mudas”, assinalou Ricardo Picinini.
Através do projeto ArborizAÇÃO ocorre a doação de mudas nativas aos colaboradores da Unidade Paulicéia, escolas das redes pública e privada, órgãos públicos, parceiros agrícolas, produtores rurais, entidades de apoio e em eventos com temática ambiental.
“A importância do reconhecimento deste projeto de educação ambiental com o Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais nos incentiva cada vez mais a aplicar uns dos princípios de ESG na nossa empresa, que é a ênfase no compromisso ambiental, com complemento na parte social e governança, pilares que a cada dia são fortalecidos na cultura do Grupo Carlos Lyra”, afirmou o superintendente Agroindustrial da Unidade Paulicéia, Glênio Fireman, que fez questão de agradecer aos colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto. “Nossa intenção é fortalecer a cada dia a cultura da sustentabilidade em nossa empresa.”