Usinas

Usina Alta Mogiana recebe homenagem pelo uso de geotecnologia

  Usuária da tecnologia ArcGIS há mais de uma década, sucroenergética é homenageada pela Imagem Geosistemas em evento realizado na última sexta-feira (15)

Usina Alta Mogiana recebe homenagem pelo uso de geotecnologia

A Usina Alta Mogiana recebeu homenagem pelos 10 anos de parceria com a Imagem Geosistemas. Participaram do evento, fechado para convidados, Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, Luiz Eduardo Junqueira Figueiredo, Luís Augusto Contin Silva, José Renato de Melo, Paulo Sérgio Santos, Eduardo Persoli, Cleyson Rodrigues Barbosa e Gerson Alves dos Santos, da Alta Mogiana, e Alexandre Rodrigues da Silva, Leandro Augusto Belo, Helton Henrique Alvarinho e Jonas Montemovo, da Imagem Geosistemas.

Usuária do ArcGIS desde 2013, a Usina Alta Mogiana começou a utilizar a plataforma de geolocalização de forma gradual para unir diversas áreas da empresa, desde a produção agrícola até os gestores. Com os dados de campo sendo transformados em informação, o processo de tomada de decisões se tornou muito mais ágil.

“O trabalho em campo era muito moroso e nós não tínhamos recursos suficientes para atender as demandas, precisávamos de algo mais assertivo. Dentre as propostas que estudamos, o ArcGis foi o que se encaixou melhor. O principal benefício das interfaces dos aplicativos fornecidos é a possibilidade de o pessoal do campo conseguir realizar os apontamentos com segurança, fornecendo informação ágil e confiável”, explica José Renato de Melo, coordenador de Projetos e Sistemas da Usina Alta Mogiana.

LEIA MAIS > Diana Bioenergia promove programação especial no “Setembro Amarelo”

Atualmente, um painel de monitoramento pode ser acessado e atualizado em tempo real, por meio de aplicativo, por operadores, gestores e colaboradores em geral, fornecendo dados atualizados sobre toda a frota da usina em poucos minutos. Outra inovação, que tem total sinergia com a realidade da empresa, é que o aplicativo pode ser acessado mesmo que não haja conectividade no campo. Com isso, os usuários podem realizar os apontamentos mesmo offline, mantendo o sistema sempre atualizado.

O processo engajou os colaboradores da empresa, mostrando como a plataforma é abrangente e proporciona mais eficiência. Para a Usina Alta Mogiana, a inteligência geográfica trouxe redução de custos e otimização nos processos, pois substituiu diversos formulários de apontamento manual que antes dependiam de lançamento no sistema e hoje são integrados em minutos.

“Não vemos um futuro sem a utilização da automação, do uso dos algoritmos, robôs, conectividade, inteligência artificial e sensores que permitam o monitoramento. A rapidez com que os dados chegam para gente hoje, não têm preço. Com a mesma plataforma, conseguimos atuar nas diversas áreas da agrícola”, conta Luís Augusto Contin Silva, gerente de Produção Agrícola da Usina Alta Mogiana.