Usinas

Usina Açucareria Guaíra inicia operação da fábrica de enriquecimento de vinhaça

Unidade tem capacidade de produção de composto organomineral para adubação de cobertura de aproximadamente 35.000,00 ha

Usina Açucareria Guaíra inicia operação da fábrica de enriquecimento de vinhaça

A Usina Açucareira Guaíra investiu na construção de uma fábrica automatizada para diluição de fertilizantes e enriquecimento da vinhaça, com capacidade de produção de composto organomineral para adubação de cobertura de aproximadamente 35.000,00 ha.

Na entressafra, a nova unidade será responsável pela produção de fertilizante foliar para o canavial e cultivo da soja, semeada nas áreas de reforma. A fábrica iniciou sua operação nesta semana, diluindo os nutrientes em vinhaça através de bateladas em processo todo automatizado.

A vinhaça enriquecida é direcionada a campo mediante recomendações agronômicas.

LEIA MAIS > Conhecer a estrutura das plantas daninhas otimiza a aplicação de herbicidas

“Considerada o principal resíduo orgânico da produção de etanol, a vinhaça possui altos teores de potássio, além de outros minerais e componentes orgânicos. Este resíduo enriquecido vai potencializar o desenvolvimento do canavial, fazendo desse subproduto, um fertilizante diferenciado para uma adubação mais completa e com maior aproveitamento”, explica Anderson Faria Malerba, engenheiro ambiental da usina.

De acordo com ele, o método de aplicação da vinhaça está sendo realizado de maneira localizada, que acontece na linha da cana e na quantidade certa, não ultrapassando 30 m³ por hectare. “Este método proporciona uma maior homogeneidade da aplicação, garantindo que os nutrientes sejam igualmente distribuídos por todo canavial”, comenta o profissional.

LEIA MAIS > Atvos reforça ações de prevenção de incêndios e restauração florestal

Além dos benefícios agronômicos e maior economia no uso de insumos e na operação, este sistema consiste na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, mais eficientes no processo produtivo e possibilitará que a usina leve estes nutrientes a toda a sua lavoura com segurança e eficácia na aplicação, eliminando riscos ambientais de erosão, imprecisão na dosagem e carreamento acidental de material orgânico aos corpos de água. A usina segue rigorosamente os critérios previsto em legislação para aplicação de vinhaça no solo.