
Com previsão de processar 1.650.000 toneladas de cana-de-açúcar e TCH em 85, nesta safra 2023/24, a CRV Industrial – unidade de Capinópolis, em Minas Gerais, deverá aumentar em 20% sua produção de açúcar.
A expectativa da usina é produzir 90 mil toneladas do alimento, como também deverá aumentar a fabricação do etanol. A meta é 63 milhões de litros do combustível, o que configura um aumento de 13% comparado ao ciclo anterior.
A unidade mineira iniciou recentemente a sua safra e para receber todos os colaboradores, cerca de 600 profissionais na reintegração, a usina desenvolveu uma parceria com a Companhia de Teatro de Dramas e Comédias da Paraíba, usando o lúdico para deixar os treinamentos mais acessíveis, fáceis e leves.
LEIA MAIS > Cana regenerativa, bioinsumos, plantio vertical e outras tecnologias impulsionam o setor bioenergético

O teatro corporativo é um diferencial para reter a atenção e dialogar com o público de uma maneira eficiente, permitindo que o colaborador, de forma lúdica, compreenda a importância dos procedimentos e demais orientações, além de permitir a socialização, diminuir os problemas da convivência diária entre pessoas de diferentes perfis e manter uma equipe de trabalho motivada.
Para isso, o diretor, autor e ator da Companhia, Erivan Lima, fez uma pesquisa de campo por alguns dias para conhecer melhor os costumes, a rotina e até o modo de falar dos colaboradores. “Quando a pessoa se vê na cena, o riso é certo”, revela.
LEIA MAIS > UFV apresenta duas novas variedades de cana que vão ampliar produtividade da lavoura

“Neste ano de 2023 resolvemos inovar, trazendo este formato já utilizado em algumas usinas no Nordeste para integrar e reintegrar nossos colaboradores dos mais variados setores. Além de socializar com as orientações, agregamos temas pertinentes que são discutidos na sociedade. Temos o nosso papel social e sempre faremos o possível para desempenhá-lo da melhor forma. Nosso maior patrimônio são os nossos colaboradores”, pontua o diretor da unidade, Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho.
O teatro é uma grande ferramenta de comunicação. “Além de educar, o teatro marca o inconsciente. Ele é mágico, transforma e modifica as pessoas. Às vezes o que ouvimos em uma palestra tradicional esquecemos poucos minutos depois, mas no teatro não. A imagem fica gravada”, explica Erivan.