Tanto no acumulado, quanto na segunda quinzena de abril, a moagem de cana-de-açúcar das usinas no Centro-Sul está abaixo dos volumes registrados no último ciclo. No primeiro caso, foram processadas 40,30 milhões de toneladas, contra 41,72 milhões apuradas em 2013. Já nos últimos quinze dias de abril, o volume atingiu 23,89 milhões de toneladas, valor 25,69% inferior ao valor registrado no mesmo período da safra 2013/14 (32,14 milhões de toneladas).
O relatório divulgado pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, indica ainda que apesar do clima mais seco vigente em março e abril deste ano, houve atraso no início de safra por muitas unidades produtoras. Em janeiro, a entidade verificou que haviam 256 usinas com planejamento de início das atividades até o final de abril. Entretanto, a quantidade efetivamente observada de 215 empresas foi inferior ao previsto e também está abaixo das 236 unidades em operação registradas na mesma data da safra 2013/14.
Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, fala sobre o cenário canavieiro, lembrando que as usinas passam por um momento crítico. “Várias usinas postergaram o início de safra devido às condições climáticas, em alguns casos reduzindo a estimativa da oferta de cana. Outro fator adicional que contribuiu para este início tardio das operações refere-se aos atrasos tanto na manutenção durante a entressafra – diante das dificuldades financeiras enfrentadas por diversas unidades produtoras – quanto na entrega de equipamentos pela indústria de bens de capital, que também sofre com a difícil situação do setor sucroenergético”.