

A Turbtron atuou no projeto elétrico e na execução da primeira destilaria de etanol de milho em modelo flex do país, a Usimat em Campos de Júlio (MT). Desde então, a empresa adquiriu experiência acima da média ao participar deste projeto pioneiro de produção de etanol, tanto derivado da cana-de-açúcar, quanto do milho. Na última safra a usina produziu 150 milhões de litros, sendo 110 milhões só de etanol de milho. Processou também 50 mil toneladas de DDG e deverá extrair nesta safra (2019/20), 160 milhões de litros de etanol e 60 mil toneladas de DDG.
Um dos idealizadores e projetistas da Usimat, o Dr. Vital Silva Nogueira, atualmente diretor da Maiz Engenharia e, à época, gerente industrial da usina, conta que a Turbtron participou de todo o projeto elétrico, eletrônico e de instrumentação da planta, com sistemas práticos, seguros, confiáveis e de fácil controle operacional, dando um retorno enorme em ganhos no processo. “A Turbtron otimizou toda a planta, melhorando o fator de potência. Projetou e instalou a nova termoelétrica com potência de 14 MVA e também a parte elétrica da nova caldeira de alta pressão”, explica Nogueira.
Empresa amplia portfólio no Estado do Mato Grosso
O diretor comercial da Turbtron, Roberto Assef, informa que a empresa segue ampliando seu portfólio. “No Mato Grosso além da Usimat, atuamos nos projetos de etanol de milho modelo flex da UPS Flex, situada em Jaciara e nos projetos, montagens e fabricação dos painéis de acionamentos e do sistema de automação da nova casa de força de 11,75MVA e da nova coluna de destilaria da Libra Etanol, situada em São José do Rio Claro. Os excelentes resultados aplicados garantiram a satisfação dos investidores”, afirma.
Ainda no Mato Grosso, a Turbtron teve participação no projeto da Usina do grupo Safras Indústria e Comércio de Biocombustíveis situada na cidade de Sorriso — que é a primeira usina full de etanol de milho.
“Conhecemos a Turbtron através de pesquisa de mercado e por referências de pessoas que conhecemos. Ela desenvolveu todos os cubículos de disjunção em média tensão, painel de excitação e controle do nosso turbo gerador e projetou a casa de força. Um trabalho excelente”, garante Renan Moraes, diretor industrial da unidade.
Os investidores e proprietários Dilceu Rossato e Pedro Moraes Filho estão satisfeitos com o resultado.
Nova planta full de etanol de milho aposta na competência da Turbtron

De acordo com Oliveira, tanto a Turbtron, quanto a Maiz Engenharia se destacam graças a experiência que possuem. “Cada uma destas empresas detém expertise e know-how acumulado de décadas, o que dá segurança e menor custo para o investimento. Outro ponto positivo é facilidade de contato direto com os gestores destas empresas”, destaca o diretor geral da unidade produtora.