O grupo sucroenergético francês Tereos Internacional encerrou o terceiro semestre da safra 2015/16 com receita total igual a 3 bilhões de reais, valor 15% superior em comparação com igual período no ciclo anterior.
Segundo informou aos acionistas, a detentora do Grupo Guarani atrela o bom desempenho ao fortalecimento dos produtos do setor – açúcar e etanol – no mercado brasileiro somado à redução significativa dos custos com energia.
Moagem
A incidência de chuvas nos canaviais da Guarani no final deste ciclo produtivo retraíram a colheita da matéria-prima. Como reflexo, o grupo processou um montante 3% menor em relação a safra 2014/15, calculado em 19,6 milhões de toneladas.
O aumento da pluviosidade também pressionou o produção agrícola. Os canaviais do grupo apresentaram produtividade de 79 toneladas por hectare, em igual período na safra anterior, este número chegou a 82 t/ha.
Neste mesmo comparativo, o ATR ficou 6% menor, com redução de 141 quilos por tonelada para 133 kg/t.
Mercado aquecido
Os preços praticados no mercado nacional para o açúcar e etanol ajudaram no caixa da companhia. O açúcar e o etanol registraram crescimento em valor de 34% e 48%, respectivamente.
O reposicionamento do biocombustível na Europa também contribuiu para resultado. Os maiores preços de etanol na base Rotterdam sustentaram a rentabilidade da companhia na Europa, que mesmo com redução recente, estão acima da média dos últimos 12 meses.
Produção
Neste trimestre, a produção de açúcar cresceu 2,2%, totalizando 328 mil toneladas. A fabricação total de etanol registrou queda de -1,2%, fechando o período em 164 mil metros cúbicos. No período, o grupo processou 4,56 milhões de toneladas, alta de 8% no comparativo entre safras.
Resultado consolidado
Acompanhe abaixo o consolidado da Tereos Internacional