O investimento em tecnologias como o monitoramento de canaviais via satélite, além do reforço de ações no campo e campanhas de conscientização têm auxiliado a Tereos a diminuir a incidência de área queimada nos canaviais da empresa, localizados no noroeste paulista.
Na safra 2021/22, as iniciativas do grupo conseguiram reduzir em 52% a extensão de canaviais queimados em toda sua área de atuação.
De acordo com Renato Zanetti, superintendente de Sustentabilidade e Excelência Operacional da Tereos, o resultado atingido reforça a importância das iniciativas de conscientização e, também, das ações preventivas.
“Na última safra, realizamos também a colheita antecipada em áreas estratégicas, que possuem maior risco de propagação de fogo, e rondas internas para rápida visualização e acompanhamento do movimento dentro dos canaviais. Essas iniciativas contribuíram de forma significativa para essa redução”, afirma.
LEIA MAIS > Copersucar mais que dobra lucro líquido na safra 2021/22
Na safra 2022/23, a Tereos antecipou sua campanha de prevenção e combate a incêndios, com o intuito de reforçar a conscientização sobre os principais causadores de focos de incêndio e como preveni-los.
Durante a campanha, a empresa contará com ações de conscientização para diferentes públicos, como população ribeirinha, pescadores, estudantes de escolas das regiões onde a empresa atua e população em geral, reforçando a importância das ações preventivas e cuidados necessários.
Entre as iniciativas de prevenção e combate de incêndios está o monitoramento dos canaviais via satélite, em ação pioneira desenvolvida no Brasil.
Desenvolvido em parceria com a GMG Ambiental, o sistema contempla o monitoramento de 100% das áreas próprias, de fornecedores e de parceiros da Tereos, que totalizam 300 mil hectares. Atualmente, o tempo de ação para detecção dos focos de incêndio é de, em média, quatro minutos, o que tem contribuído com a agilidade do trabalho de combate das brigadas, reduzindo a extensão das áreas impactadas.
LEIA MAIS >Vibra investe R$ 70 milhões em obras de ampliação porto de Miramar, em Belém (PA)
O sistema de monitoramento conta com 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), fazendo envios automáticos de alertas das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas e controles ágeis nas áreas atingidas.
Desde a última safra, o sistema permite ainda visualizações climáticas, como velocidade e direção do vento. Para esta safra, foram inclusas novidades como antecipação de períodos de estiagem e chuvas, o que contribui para alertas de riscos de incêndios, auxiliando na tomada de decisões da empresa no controle de potenciais focos de incêndio no campo.
Para garantir controle eficiente nos casos identificados de incêndio, a Tereos conta ainda com os veículos de acesso rápido – camionetes leves equipadas com todo o aparato necessário para debelar focos de incêndios iniciais, incluindo kit espuma. São seis veículos desse tipo aliados a 29 caminhões-pipa e cerca de 180 brigadistas ajudando no combate.
LEIA MAIS > Tereos realiza testes com veículos da frota agrícola abastecidos com biometano
As medidas preventivas têm auxiliado a companhia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, possibilitando assim que as equipes de bombeiros, tanto da empresa como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local em tempo hábil.
O trabalho de monitoramento e combate acontece de maneira integrada entre todas as unidades da Tereos, com cooperação de outras usinas da região e órgãos públicos. A empresa também disponibiliza um telefone para denúncias e avisos de incêndios: (17) 3280-1012.