

Pardinho explica que o desenleiramento da palha cria condições favoráveis para a redução da infestação e para a diminuição do número de aplicações. Resultando em economia do uso de inseticida utilizado para controlar a cigarrinha.
Para a realização das duas operações – afastamento da palha e aplicação de agroquímico na área de cana –, o setor conta com um importante aliado: o Aplicador de Inseticidas em Soqueiras com Kit Desenleirador, que é um dos destaques do portfólio da DMB.
O manejo da palha por meio do kit desenleirador, acoplado ao aplicador de inseticidas, está sendo adotado com sucesso no controle de cigarrinha, por diversas unidades sucroenergéticas.
LEIA MAIS > Moagem chega a 392,59 milhões de toneladas
No caso do Sphenophorus, a utilização de produto adequado, aplicado por equipamento eficiente, tem gerado resultados altamente satisfatórios. Essa praga chega a causar perdas de produtividade entre 30% e 60%, em casos mais extremos, o que pode antecipar a renovação dos canaviais em alguns cortes – alerta Auro Pardinho.
“A incidência de Sphenophorus ocorre o tempo todo. Em qualquer época vai ter adulto, larva. Com a brotação de soqueira no final de colheita, é bom fazer uma aplicação para evitar a proliferação dessa praga”, recomenda.
Para aumentar ainda mais a eficiência no controle de pragas, o Aplicador de Inseticidas da DMB pode contar também com o kit 70/30, que é acoplado ao Kit Desenleirador. Esse recurso possibilita enterrar 70% da dose do produto e aplicar 30% do volume do inseticida na superfície, na base da cana. Com o kit 70/30, é possível atingir o inseto tanto na forma de ninfa como na fase adulta – diz o gerente de marketing da empresa.