
O governo tailandês recentemente aprovou construção de 25 novas usinas, de acordo com o Gabinete do Conselho de Cana e Açúcar (OCSB). Isto aumentará o número de unidades produtoras para 79 nos próximos cinco anos.
A expansão da indústria açucareira é vista como uma parte do plano do governo para estimular a economia.
De acordo com a imprensa local, as empresas que receberam as novas licenças vão começar a construir as plantas dentro de cinco anos.
A estratégia de expansão inclui aumentar a produção de etanol (para 5,4 milhões de litros dos 2,5 milhões de litros atuais) e também aumentar a capacidade de cogeração de energia ( de 1542 MW para 4000 MW atualmente).
A produção de cana deve aumentar para 180 milhões de toneladas, ou cerca de 20,4 milhões de toneladas de açúcar por ano. Atualmente a produção é de 100 milhões de toneladas de cana e 11 milhões de toneladas de açúcar.
Ainda não foi divulgado se o governo vai incentivar os investimentos através de empréstimos bonificados ou quanto dinheiro será investido nessa expansão.