A partir da próxima segunda, dia 17, a cidade de Ribeirão Preto-SP, será palco da Semana Global Bonsucro, que trará à cena as principais questões ligadas à sustentabilidade do setor sucroenergético.
A abertura do evento, que terá como anfitriões Danielle Morley, Bonsucro e Jean-Claude Autrey, presidente do Conselho de Administração Bonsucro, contará com autoridades governamentais e destacadas lideranças do setor bioenergético, taís como Joaquim Leite, Ministério do Meio Ambiente; Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto; Danielle Machado S. Conde, ANP: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Carolina Matos, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Roberto Hollanda Filho, Fórum Nacional Sucroenergético; Eduardo Leão de Sousa, UNICA: Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia; Luiza Magalhães Figueira, ORPLANA; Gabriel Bezerra Santos, CONTAR; Dr. Alexandre Alonso Alves, Embrapa Agroenergia e Marcos Fava Neves, Universidade de São Paulo.
LEIA MAIS > Francis Vernon Queen Neto da Raízen é o Executivo do Ano no MasterCana Brasil 2022
A Bonsucro é uma iniciativa global sem fins lucrativos que visa reduzir impactos ambientais e sociais na produção de açúcar, etanol e energia provenientes da cana-de-açúcar. A primeira usina a receber sua certificação, foi a Unidade Maracaí, do Grupo Raízen, em 2011.
Desde então, a Bonsucro cresceu e hoje é a principal plataforma global de sustentabilidade para a cana-de-açúcar, com membros em mais de 50 países.
Ao longo da semana serão tratadas questões de sustentabilidade mais urgentes para o setor. “Vamos explorar como impulsionar a demanda por cana-de-açúcar sustentável e seus derivados, fornecer exemplos de colaboração com o setor financeiro para impulsionar a sustentabilidade e analisar métricas e relatórios de ESG”, informa a organização do evento. Também serão disponibilizadas atualizações da certificação Bonsucro.
LEIA MAIS > Otávio Lage de Siqueira Filho, da Jalles Machado, é o Empresário do Ano no MasterCana Brasil 2022
Serão tratados tópicos ambientais vitais, como segurança hídrica, agricultura regenerativa e biodiversidade e questões sociais na cana-de-açúcar, com participação de defensores de direitos humanos e comunidades indígenas.
Esses temas serão oferecidos em apresentações plenárias, painéis de discussão e sessões de perguntas e respostas. O evento acontece entre os dias 17 e 20 de outubro.